Tadeu Calheiros elabora requerimentos beneficiando o Samu
Ele disse que esses requerimentos são frutos de longas conversas com o coordenador do Samu, doutor Leonardo Gomes, sobre a situação do serviço. Lembrou também que o profissional participou recentemente de uma reunião da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara, onde também pode expor o trabalho desenvolvido e o cenário atual.
O requerimento número 2247/2021 dirige apelo ao Ministério da Saúde a fim de renovar a frota do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu 192) que atente no Recife. “Somente no ano passado, mais de 6500 visitas foram realizadas nos casos respiratórios graves e, com isso, há o desgaste da frota. Ela precisa ser renovada”, justificou Tadeu Calheiros.
O de nº 2248/2021 solicita que a Prefeitura determine a ampliação, até o fim do ano, do número de bases descentralizadas do Samu do Recife, passando de 12 para 15 bases, para atender especificamente os bairros do Ibura, Pina e Boa Viagem.
A terceira proposição, de número 2249/2021, pede a construção de uma nova sede para o serviço de atendimento móvel de urgência do Samu. “O objetivo é que acomode adequadamente os funcionários”, completou Tadeu Calheiros.
No aparte, a vereadora Liana Cirne (PT) recordou que o Samu foi uma iniciativa do Governo Federal, na gestão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela lembrou que em abril a iniciativa comemora 17 anos de serviços prestados à sociedade. Ela também reverenciou o Sistema Único de Saúde (SUS). “É o maior modelo de saúde pública no mundo. O mundo inteiro copia o SUS. Cabe, realmente, fazer a defesa desse patrimônio”.
EM 12.04.21