Alcides Cardoso questiona Prefeitura sobre sobras de vacina

O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu atenção para as sobras das vacinas que estão sendo disponibilizadas no combate ao coronavírus. O assunto foi abordado por ele na manhã desta terça-feira (25), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência. De acordo com o parlamentar, o Ministério da Saúde orienta que as sobras devem ser direcionadas aos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunizações.

“Muitas cidades, como São Paulo, já apresentaram regulamentação para a aplicação dessas doses remanescentes”, disse o parlamentar.  No entanto, ele cobrou mais transparência da gestão municipal do Recife. “Não é à toa que um parecer técnico do TCE [Tribunal de Contas de Pernambuco] apontou falta de transparência nos dados da vacinação contra a covid-19 em nossa capital. Infelizmente, a Prefeitura não apresentou nenhum planejamento para essas doses em seu site oficial ou no Portal da Transparência”.

Alcides Cardoso disse que o momento é muito delicado e exige uma total atenção com a opinião pública, com órgãos de fiscalização e com a sociedade em geral. Destacou que ele, pessoalmente, verificará a questão, com o objetivo de “evitar irregularidades, fura-filas e, sobretudo, o beneficiamento de pessoas que não estão no grupo das prioridades em detrimento de outras que necessitam da imunização com mais urgência”.

O parlamentar afirmou ser necessário que a gestão municipal preste esclarecimentos, também, a respeito de outras questões que envolvem a pandemia na cidade. Ele destacou “as sete operações da Polícia Federal, que investigam supostas irregularidades. Órgãos de controle, inclusive, já determinaram que a Prefeitura forneça todas as informações necessárias, seja em relação à “xepa” da vacina, aos estoques de equipamentos e insumos nos almoxarifados da gestão, ao uso dos kits intubação, comprados em excesso para além dos anos necessários”.

Vacinação para veterinários -  O vereador Alcides Cardoso também ressaltou que recebeu, recentemente, a visita da presidente da Associação de Veterinários, Mariana Siqueira. “Ela fez um pedido para que os profissionais veterinários fossem contemplados na vacinação. Gostaria de fazer um apelo ao prefeito João Campos para que ele analise com carinho essa solicitação”.

Em 25.05.21