Ana Lúcia parabeniza Isadora Vasconcelos, estudante que ganhou o Cientista por Um Dia

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) compartilhou o resultado do concurso estudantil Prêmio Cientista por Um Dia, edição 2020/2021, que dá oportunidade aos estudantes do mundo inteiro a serem cientistas por um dia e como prêmio conhecerem a sede da Nasa, nos Estados Unidos. A vencedora foi a Isadora Vasconcelos Monteiro Costa, 12 anos , aluna do 7ª série da Escola de Referência Luiz Vaz de Camões, localizada no bairro do Ipsep. “Esse resultado mostra o quanto é importante a escola pública e os esforços que os professores desenvolvem para realizar um bom trabalho na rede”, disse.

O anúncio do resultado foi apresentado pela vereadora na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, por meio de videoconferência, na manhã desta segunda-feira (10). “Quero aproveitar para parabenizar a estudante, mas também o professor que a orientou, Alami Veríssimio, e que leciona História do Recife; além da mãe, que também é professora”. Isadora  disputou com 14 mil redações de todo o Brasil. “O texto dela, vencedor, nos conforta e nos faz acreditar que estamos criando verdadeiros cidadãos e cidadãs para um novo mundo”, afirmou Ana Lúcia.

A redação precisava ter 300 palavras, distribuídas em  quatro parágrafos. Os organizadores do concurso, de acordo com a vereadora, apresentaram um tópico e os estudantes concorrentes fizeram a redação baseada nele. Ao apresentar o resultado, no plenário virtual da Câmara Municipal, a parlamentar pediu “mais vida para as escolas públicas,  mais recursos para as escolas e mais formação para os professores da rede municipal. São eles que estimulam os estudantes como  Isadora a escreverem e a criar consciência crítica”.

O tema da redação de Isadora, de acordo com a vereadora, foi “Ariel, no mundo da fantasia para um mundo fantástico”. A estudante vitoriosa escreveu, entre outras coisas, que os recursos da Terra são finitos e que “a escassez é cada vez mais evidente. São poucas pessoas que se apoderam dos recursos e deixam a maioria sem nada”. Mais adiante, Isadora escreveu que “a humanidade voltará o seu olhar para o espaço, tão cheia de expectativa”. O texto, num determinado momento, pede apoio para educação e uma economia sustentável e diz que “a escola pública precisa de mais investimentos”.


Em 10.05.2021.