Andreza Romero quer implantação do cartão SUS animal
No requerimento 3022/2021, a vereadora pede que o atendimento do Hospital Veterinário seja ampliado para os sábados, facilitando a vida das pessoas, especialmente daquelas que trabalham e têm dificuldade para se deslocar em dias de semana em virtude de estarem ocupadas. “O requerimento tem por objetivo alterar o funcionamento do Hospital Veterinário do Recife, que hoje funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, passando este a funcionar também aos sábados.” A demanda do Hospital Veterinário do Recife é cada vez maior e, além disso, emergências e urgências não escolhem dia para acontecer”.
Já no de número 3023/2021, ela pede à Prefeitura da cidade que determine a criação do cartão SUS animal, para desburocratizar o acesso aos serviços veterinários gratuitos, como o do Hospital Veterinário Municipal. “O requerimento tem por objetivo criar o Cartão de Saúde Animal, ou, ainda, o Cartão SUS Animal, para desburocratizar o acesso aos serviços gratuitos de assistência veterinária ofertados à população de baixa-renda, às ONGs e aos protetores independentes, como forma de permitir que o atendimento aos animais seja feito de forma mais rápida e ágil”.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB), pediu mais informações sobre como seria o cartão SUS animal em virtude do cartão SUS humano ser nacional e de integração entre estados. “Gostaria de saber se o formato que ela pede é diferente desse entendimento, pois o nome tem a ver um com um sistema de saúde nacional”. A vereadora autora do requerimento explicou que se trata apenas de um cartão para facilitar o atendimento dos animais ao chegarem no hospital.
Liana Cirne (PT) disse que está de acordo com a ideia, mas a nomenclatura pode causar confusão e ela discorda. Sugeriu que a autora retirasse e reapresentasse com outro nome. “O sistema SUS tem o principio do atendimento universal e integral representado um programa conceitual”.
Os dois requerimentos foram aprovados.
Em 03.05.2021