Cida Pedrosa aprova voto de aplausos à Fundação de Cultura Cidade do Recife
Cida Pedrosa disse que se trata de uma das “primeiras fundações de cultura criadas no Brasil, por onde passou um dos mais importantes intelectuais da cidade, o professor e escritor Jomard Muniz de Brito”. A vereadora comentou que o Brasil tem políticas públicas que lincam a educação com a cultura e que a gestão municipal do Recife compreendeu que era preciso fazer a separação, criando um organismo próprio para cuidar da cultura. “Em 1986, quando Jarbas Vasconcelos foi eleito prefeito do Recife, se comprometeu a aceitar uma lista tríplice dos militantes de cultura. Era para escolher um nome que fizesse essa coordenação”.
Participaram da lista tríplice, de acordo com a vereadora, o professor Jomard Muniz de Brito, o jornalista e ator José Mario Austragésilo, e a atriz Leda Alves. “São três grandes intelectuais e militantes da cultura do Recife. Quem venceu a eleição foi Jomard, que também virou o primeiro presidente da FCCR. Essa Fundação de Cultura, portanto, é uma construção da sociedade civil do Recife”, disse.
Cida Pedrosa, em seguida, disse que o atual prefeito João Campos vem adotando uma política cultural em sua gestão que a “deixa feliz”, pois em seu entendimento “ele vem fazendo, na Cultura, algo semelhante ao que era feito no Recife na década de 1980. Está dando prioridade ao setor”. A atual gestão da Fundação de Cultura, que tem na presidência o produtor cultural José Manoel Sobrinho, “vem adotando um modo coletivo de fazer cultura. Nesses primeiros meses da gestão, ele já reuniu e ouviu dezenas de organizações. O nome disso é gerir com democracia”.
A vereadora também relacionou algumas ações que foram adotadas de janeiro até este mês, pelo prefeito João Campos, através da Secretaria de Cultura. “Logo no mês de fevereiro, fomos surpreendidos como a adoção do AME Carnaval, o auxílio emergencial para os brincantes de carnaval que não puderam ir às ruas por causa da pandemia. Agora, está sendo retomada a revitalização de imóveis que fazem parte dos equipamentos de cultura. A casa do Carnaval é um desses equipamentos”. O prefeito João Campos, ainda segundo Cida Pedrosa, vai mandar à Câmara do Recife, o projeto de lei do Patrimônio Vivo do Recife.
Em 03.05.2021.