Cida Pedrosa convida população para Audiência Pública sobre Segurança Alimentar

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) tratou sobre a segurança alimentar no País, sobretudo no Nordeste, e convidou a população para uma audiência pública com o mesmo tema, que vai acontecer ainda nessa quarta-feira (12), das 15h às 18h e será transmitida pelo canal do Youtube da Câmara. De acordo com a parlamentar, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) estará presente na audiência, juntamente com representantes da Prefeitura do Recife.

No discurso, a parlamentar salientou que ao circular pelas cidades brasileiras é possível "perceber quanto aumentou o número de pessoas pedindo comida nos semáforos e vivendo nas ruas". "A pandemia do coronavírus agravou a crise econômica na qual o país já se debatia há cerca de cinco anos, inflando o índice de desemprego e fazendo minguar a renda da população", lamentou. 

Cida Pedrosa mencionou uma pesquisa coordenada pelo Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça da Universidade Livre de Berlim em parceria com a UFMG e UnB, que constataram que, entre agosto e dezembro de 2020, mais de 59,4% das casas brasileiras apresentaram algum grau de insegurança alimentar, e no Nordeste o número sobe para 73,1% dos domicílios. Com isso, a vereadora criticou a suspensão do auxílio emergencial pelo Governo Federal nos três primeiros meses do ano, "a situação só se agravou e muita gente passou a depender de iniciativas que partem da própria população". 

Na ocasião, a vereadora citou, ainda, que pesquisas comprovam que, "quando a renda aumenta, também cresce o consumo de frutas e verduras, melhorando a qualidade da alimentação". "Não questionamos a validade de todas essas iniciativas, mas temos consciência de que a fome só será superada à custa de políticas públicas que assegurem uma renda mínima para todas as famílias". 

Em 10.05.2021