Cida Pedrosa convida população para Audiência Pública sobre Segurança Alimentar
No discurso, a parlamentar salientou que ao circular pelas cidades brasileiras é possível "perceber quanto aumentou o número de pessoas pedindo comida nos semáforos e vivendo nas ruas". "A pandemia do coronavírus agravou a crise econômica na qual o país já se debatia há cerca de cinco anos, inflando o índice de desemprego e fazendo minguar a renda da população", lamentou.
Cida Pedrosa mencionou uma pesquisa coordenada pelo Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça da Universidade Livre de Berlim em parceria com a UFMG e UnB, que constataram que, entre agosto e dezembro de 2020, mais de 59,4% das casas brasileiras apresentaram algum grau de insegurança alimentar, e no Nordeste o número sobe para 73,1% dos domicílios. Com isso, a vereadora criticou a suspensão do auxílio emergencial pelo Governo Federal nos três primeiros meses do ano, "a situação só se agravou e muita gente passou a depender de iniciativas que partem da própria população".
Na ocasião, a vereadora citou, ainda, que pesquisas comprovam que, "quando a renda aumenta, também cresce o consumo de frutas e verduras, melhorando a qualidade da alimentação". "Não questionamos a validade de todas essas iniciativas, mas temos consciência de que a fome só será superada à custa de políticas públicas que assegurem uma renda mínima para todas as famílias".
Em 10.05.2021