Cida Pedrosa debate requerimento de Dani Portela

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) aproveitou o debate de requerimentos apresentados em conjunto pelos vereadores Dani Portela (PSol) e Ivan Moraes (ambos do PSol) para fazer esclarecimento sobre os problemas de inverno que ocorrem todos os anos no Recife. Cida destacou o de número 2842/2021, que dirige indicação à Secretaria de Infraestrutura Municipal para que se promova os serviços de drenagem do esgoto, limpeza de galerias e limpeza de canaletas na comunidade da Ilha de Deus, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul.

Os requerimentos foram aprovados, inclusive o que Cida Pedrosa destacou. A discussão foi realizada na reunião Ordinária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira (3). “O prefeito João Campos não é Deus para resolver os problemas de saneamento e de infraestrutura urbana do Recife em apenas 90 dias de gestão”, disse. Segundo ela, o problema de infraestrutura, que se torna mais dramático na época de inverno, “é maior do que a questão de uma gestão municipal. Enquanto nós tratarmos esses problemas do ponto de vista de uma gestão, estaremos fazendo a crítica errada. Temos que lutar para que o Governo Federal invista em macrodenagem, em infraestrutura e em habitação. Sem isso, o prefeito nada resolverá”, disse.

De acordo com Cida Pedrosa, os problemas urbanos exigem recursos maciços por parte do Governo Federal para se investir em obras de saneamento. “O maior problemas da infraestrutura talvez sejam as canaletas e as sujeiras, a exemplo dos que tratam o requerimento, mas todos os problemas dessa ordem nenhum prefeito resolverá”. Ela também lembrou que as críticas que se fazem à Defesa Civil do Recife são injustas. “Eu estive num encontro no México e lá eles têm a Defesa Civil do Recife como uma das mais respeitadas do Brasil”, disse.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu um aparte e disse que o prefeito João Campos pode ser apontado como um dos gestores responsáveis pela situação precária de infraestrutura no Recife  “porque ele, quando foi deputado federal, votou contra o Marco Regulatório do Saneamento”. A vereadora Dani Portela também pediu aparte e disse que os problemas de infraestrtura urbana “são histórico” pois eles se “repetem a cada período chuvoso”. Ela finalizou dizendo que a atual gestão “é sucessora de uma outra que já enfrentava esses problemas”.


Em 03.05.2021.