Cida Pedrosa destaca requerimentos em prol de espaços culturais

Dois requerimentos que visam minimizar os efeitos da crise econômica da pandemia para espaços culturais alternativos foram aprovados pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (10). Os pedidos, de nº 3319/2021 e 3320/2021 foram propostos conjuntamente pelas vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Dani Portela (PSOL) e Liana Cirne (PT), bem como pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). Antes da votação, durante a reunião Ordinária remota, Cida Pedrosa levou o tema para a tribuna virtual.

“Nós fomos procurados e procuradas por 40 entidades, a grande maioria delas com espaços culturais alternativos na cidade do Recife. São espaços para teatro, recitais e festas culturais que, por conta da pandemia, estão fechados e com muita dificuldade”, explicou a parlamentar.

Pedrosa salientou que a sobrevivência econômica desses locais é fundamental para salvaguardar a cultura local. “Recife é uma cidade com poucos espaços para construções coletivas, ateliês coletivos. Há mais de 40 anos que não se inaugura um espaço cultural novo de teatro [público]. Por conta dessa ausência, e porque os grupos de teatro não encontram pauta nos poucos espaços culturais existentes, houve a criação de espaços alternativos e privados. Mas essas pessoas também são artistas que estão tentando fruir e fazer arte, trabalhando para que suas obras e a de outros possam ter visibilidade”.

A vereadora explicou que os requerimentos solicitam a redução de tarifas e suspensão de cobrança de alguns impostos. “O requerimento nº 3319 é dirigido ao prefeito do Recife e pede a isenção de impostos de IPTU, ISS e CIM para esses espaços. No de nº 3320, pedimos à Compesa que analise a possibilidade de concessão de tarifa mínima para as contas de água e esgoto desses estabelecimentos. Isso é importante em tempos de pandemia, mas também a qualquer tempo. Para esses espaços se manterem, há todo um exercício de solidariedade”.

Em 10.05.2021