Cida Pedrosa realizará audiência pública sobre desmontes das universidades federais
A vereadora disse que a audiência pública será no dia dois de junho, das 15h às 18h, e que seu objetivo é lutar pela universidade pública de qualidade e gratuita. “Todos e todas nós sabemos que o Governo Federal cortou, de forma linear, 30% dos recursos para investimentos nas universidades públicas. Na verdade, para algumas, esse corte foi maior ainda”, disse.
Com os cortes, segundo a vereadora, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) disse que poderá fechar as portas caso valores suficientes não sejam repassados. “È importante essa luta de todos nós para conseguirmos mudar a política de repasses federais”, alertou. Outra escola superior, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ainda de acordo com a vereadora, já anunciou que também poderá fechar e que o prazo para que isso ocorra é o mês de junho.
“O corte de repasse é um tiro na Ciência, no saber e na possibilidade de construção de um futuro melhor. As universidades empregam muitas pessoas e o desemprego é uma das consequências nefastas que podem impactar as cidades. Como as escolas superiores também devolvem para as cidades, os saberes, através do conhecimento adquirido pelos seus alunos, esse será outro grande prejuízo”, disse. Cida Pedrosa espera que, através da audiência pública, a bancada federal de Pernambuco e o prefeito do Recife, João Campos se mobilizem em favor do ensino público superior.
A vereadora Michele Collins (PP) pediu um aparate para dizer que o jornal Folha de São Paulo, numa edição de três atrás, publicou uma matéria informando que o Governo Federal vai liberar R$ 2,6 bilhões para as universidades federais. “Com isso, fica faltando apenas R$ 1 bilhão para que esse valor se compare ao que foi repassado no orçamento das universidades no ano passado. É uma notícia boa, pois o dinheiro já está com o Ministério da Educação”. O vereador Alcides Cardoso (DEM) disse que tempo bom para a educação pública foi quando Mendonça Filho, que é do seu partido, esteve à frente do Ministério da Educação.
A vereadora Dani Portela (PSol) aproveitou para fazer um convite para uma reunião pública que ela irá realizar no dia 20 de maio, às 14h, para debater o mesmo tema da audiência pública proposta por Cida Pedrosa. A vereadora Liana Cirne (PT) parabenizou Cida Pedrosa “pela luta em defesa da universidade pública” e disse que os cortes do Governo Federal, que ocorrem de forma sistemática desde 2018, já atingem cerca de um quarto do orçamento das escolas superiores de todo o Brasil. “Isso compromete os nossos compromissos com a sociedade civil”.
Em 17.05.2021.