Cida Pedrosa solicita medidas para proteger espaços culturais

A sobrevivência dos espaços culturais alternativos que dão suporte à cultura do Recife está ameaçada pela pandemia de covid-19. Levando isso em conta, um grupo formado por três vereadoras e um vereador da Câmara Municipal – Cida Pedrosa (PCdoB), Dani Portela (PSOL), Liana Cirne (PT) e Ivan Moraes (PSOL) – apresentaram diversos requerimentos em prol do setor. Nesta terça-feira (11), o Poder Legislativo aprovou quatro dessas indicações, que foram discutidas na tribuna virtual por Cida Pedrosa.

Um dos requerimentos aprovados, de nº 3713, pede à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) o benefício da tarifa mínima para as contas de energia dos espaços culturais alternativos. Os outros três são dirigidos à Prefeitura do Recife: o de nº 3661/2021 indica a criação um programa de Auxílio Municipal Emergencial (AME) específico para socorrer financeiramente os espaços; o de nº 3709 solicita que os estabelecimentos que foram contemplados por edital da Lei Aldir Blanc em 2020 tenham o direito de concorrer ao edital de 2021, para obter mais duas parcelas do auxílio neste ano; e o de nº 3742/2021 sugere que a Secretaria de Finanças do município conceda incentivos tributários para o pagamento de tributos e taxas decorrentes das atividades econômicas dos espaços culturais.

Em seu discurso, Cida Pedrosa explicou que o grupo de vereadores foi procurando por cerca de 40 entidades que manifestaram os problemas que os espaços culturais vêm enfrentando na pandemia. Na reunião ordinária da última segunda-feira (10), a Câmara já havia aprovado dois requerimentos em prol do setor apresentados pelos mesmos parlamentares.

“A gente trata aqui de espaços que acolhem os fazedores de cultura de diversas linguagens. Não estamos falando de grandes empreendimentos e eventos. São espaços alternativos, que sobrevivem do trabalho de seus proprietários”, explicou Pedrosa. “São pequenos produtores que precisam ser apoiados, sob pena de eles deixarem de existir. Se isso acontecer, deixaremos de ter iniciativas que fazem com que a cultura tenha visibilidade, difusão e criação”.

Em 11.05.2021