Comissão de Mobilidade debate projeto da Bloomberg em parceria com a Prefeitura
No primeiro momento, o colegiado distribuiu e analisou projetos de lei de autoria de diversos parlamentares. Estiveram presentes o presidente da Comissão, Fabiano Ferraz (Avante); Liana Cirne (PT); Luiz Eustáquio (PT); Paulo Muniz (SD); e Júnior Tércio (Podemos). O projeto de lei nº 90/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), que determina a obrigatoriedade da circulação de todas a frota do transporte coletivo de passageiros no Recife enquanto perdurar a pandemia do covid-19, recebeu parecer pela aprovação. O relator foi o vereador Júnior Tércio.
Para a distribuição aos relatores, foi encaminhado o projeto de lei nº 115/2021, que dispõe sobre o dever de inserção de sinalização indicativa com o símbolo mundial da conscientização com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em todos os estacionamentos públicos e privados do Recife. A autoria da proposição é do vereador Doduel Varela (PSL) e a relatoria ficou com Paulo Muniz.
Durante a reunião, uma fiscalização de terminal de ônibus foi agendada pelos membros da Comissão para o próximo dia 25, às 17h30, para que o colegiado possa avaliar o fluxo de circulação de pessoas e veículos. A vereadora Liana Cirne (PT) também sugeriu que os vereadores fossem de bicicleta à Câmara Municipal do Recife no próximo dia 24, para que possam analisar o trânsito dos modais na cidade. “São mais de sete mil usuários no Recife e essa ação também combinaria com a [campanha] Maio Amarelo”, explicou a parlamentar.
No segundo momento, o presidente Fabiano Ferraz deu continuidade aos trabalhos e anunciou a presença de representantes da organização Bloomberg Philanthropies. Acompanharam o encontro o Secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar; a presidente da CTTU, Taciana Ferreira; o gestor da Bloomberg, Gustavo Sales; a diretora da Bloomberg, Kelly Larson; e o diretor da América Latina da Bloomberg de Segurança Viária Global, Jonas Romo.
Segundo a Prefeitura, para reafirmar o compromisso com a segurança viária e continuar estabelecendo uma política de redução de mortes no trânsito, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), foi beneficiada pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.
O Secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, enfatizou que a parceria com a Bloomberg se iniciou em março do ano passado e citou ações do projeto. “Já estamos vendo os reflexos, hoje, na cidade. Junto com a Prefeitura e CTTU, essa parceria dá um apoio muito positivo em relação à capacitação com agentes de trânsito. Fazendo um trabalho interno junto com a Bloomberg, capacitamos cada vez mais os nossos agentes na forma de abordagem ao cidadão, fiscalização e orientação, visando a diminuição de sinistros no trânsito. Gostaria de agradecer a organização por ajudar a cidade do Recife. E ouvir as sugestões da Casa também será muito importante para nós”.
A diretora-presidente da CTTU, Taciana Ferreira, agradeceu a Bloomberg pela escolha da cidade. “Fico muito feliz por Recife ter sido uma das cidades escolhidas, principalmente, pelo compromisso da iniciativa que é o de diminuir mortes e lesões no trânsito da nossa cidade. Veremos o quanto haverá de avanços nos próximos cinco anos. O apoio da organização tem sido muito valoroso para os nossos profissionais. Na parte de redesenho, por exemplo, em que os nossos arquitetos e engenheiros têm tido um olhar diferente para a cidade, voltado para a segurança viária, mobilidade, pedestres e ciclistas, e invertendo a pirâmide social da mobilidade, colocando as pessoas em primeiro lugar”.
Os desafios no trânsito do Recife e as capacitações da Bloomberg foram outros aspectos citados por Taciana Ferreira. “Os agentes de trânsito têm recebido capacitação e, no mês do Maio Amarelo, terá uma abordagem diferenciada com caráter educativo. A nossa malha cicloviária teve aumento de quase 500%, 150 km de extensão, considerada a quarta rede mais acessível do Brasil no ano de 2019. E isso para o Recife é motivo de orgulho. O desafio não é fácil para a nossa cidade com limitações, tendo as nossas pontes belíssimas que, entretanto, são gargalos no trânsito. Mas, a partir do momento em que recebemos mais capacitações, aprimoramento de técnicas baseadas em problemas reais, o poder de acerto é mais forte. E será mais forte ainda com o apoio da Comissão da Câmara”.
A diretora da Bloomberg Philanthropies, Kelly Larson, fez questão de agradecer o Recife pela parceria. Falando em inglês, ela explicou que “há muitos anos estamos dando suporte às cidades e gostaria de agradecer ao Recife pela oportunidade e a parceria forte. Ano passado demos início aos trabalhos na cidade e o trabalho da Bloomberg Philanthropies pretende salvar vidas reduzindo acidentes. Estamos felizes por trabalhar juntos nessa parceria. Estamos aqui para ajudá-los”.
O diretor da América Latina da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, Jonas Romo, tratou sobre as atividades da entidade. Já o gestor da Bloomberg, Gustavo Sales, fez uma apresentação sobre os índices de trânsito. “Um milhão e 350 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito no mundo. O Brasil está em primeiro lugar nas Américas como o país que mais mata no trânsito. E precisamos trabalhar para mudar isso. No Recife, percebemos os esforços pelos dados. A redução no número de vítimas fatais, entre os anos de 2014 até 2019, foi de 47%. Para vítimas feridas, a redução ficou em 59%. Lógico que não é um número aceitável, mas é uma redução que precisa ser reconhecida”.
A fiscalização do trânsito foi outra apresentação exibida pela International Association of Chiefs (IACP), por Madeleine Kreimer, e por André Correia, coordenador de fiscalização. “Houve no Recife um treinamento com 140 agentes de trânsito sobre segurança viária e o papel dos agentes de trânsito, além de um treinamento de técnicas de abordagem aos motociclistas”, destacou Correia.
Após as explanações, os vereadores fizeram uso da palavra. Todos parabenizaram a iniciativa da Bloomberg. Luiz Eustáquio (PSB) sugeriu uma campanha com placas indicativas chamando a atenção dos motoristas “para a nova cultura que estamos querendo implementar na cidade". O parlamentar pediu, também, para que fossem instaladas "placas nos locais onde há redutores de velocidade”.
O vereador Doduel Varela (PSL) falou sobre sinalizações horizontais e verticais. “Nessas andanças que temos feito, a gente percebe alguns locais com dificuldades nas sinalizações. No Prado, temos um cruzamento antes da maternidade, na rua Hércules Florêncio. E também na Padre Teófilo, no mesmo bairro. Ambos os locais não têm nenhuma sinalização. Outro problema é no Ibura, na subida do UR-1. Um agente de trânsito no local a partir das 17h seria o ideal para tentar fluir o trânsito”.
Em 13.05.2021