Comissão de Mobilidade Urbana discute reforço da frota de ônibus
Conduzida pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante), que também é presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, a reunião contou com a presença do presidente da União Estadual dos Microempreendedores de Transportes Turísticos e Executivos de Passageiros de Pernambuco (Unitrans PE), Luís Carlos. Ela foi realizada um dia depois de os vereadores do colegiado terem realizado uma visita presencial ao Terminal Integrado de Passageiros da Macaxeira, zona norte. “Esta visita foi de surpresa para nós constatarmos a superlotação e as condições dos terminais nessa pandemia. Vamos realizar outras iguais”, relatou o vereador. Além dele, estiveram presentes na reunião os vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Tadeu Calheiros (Podemos) e Doduel Varela (PSL).
“A visita ao terminal da Macaxeira foi feita no final da tarde da terça-feira. Vimos que há muitos ônibus saindo lotados, com passageiros em pé, e outros quase vazios, sendo esses em número reduzido, no horário de pico” disse Ferraz. Foi a segunda visita dos vereadores, a um terminal, em um mês. A anterior foi no Terminal Joana Bezerra, em abril. “São visitas muito produtivas”. Na visita ao da Macaxeira, vereadores e assessores, constataram que há vendedores ambulantes sem máscaras e que o banheiro público está em condições precárias. “Vamos seguir firmes e fortes no intuito de assegurar formas de melhorar o transporte público e as condições de higiene e conforto que o sistema pode oferece aos recifenses”, garantiu Fabiano Ferraz. Ao final das visitas, a Comissão de Mobilidade pretende elaborar um documento e entregá-lo ao Consórcio Grande Recife, ao Governo do Estado e à Prefeitura do Recife, exigindo providências.
UNITRANS – Nessa estratégia de melhorar as condições do transporte público é que os vereadores resolveram debater a inclusão dos ônibus de turismo, de forma emergencial, no reforço ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (Setrans). E esse foi o tema predominante na segunda parte da reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Antes, a comissão distribuiu um projeto de lei para análise e deu parecer favorável ao projeto de lei número 115/2021, de autoria de Doduel Varela. Ele dispõe sobre o dever de inserção de sinalização indicativa com o símbolo mundial da conscientização com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em todos os estacionamentos públicos e privados no município do Recife e adota outras providências.
O presidente da Unitrans PE, Luís Carlos, disse que a frota do turismo está preparada para fazer o reforço dos ônibus do Setrans, que circulam superlotados, em momentos de pico, no Recife. “Temos carros novos, com ar-condicionado, e motoristas preparados. Poderíamos seguir os ônibus que fazem as linhas, pelos menos entre os bairros. Seríamos uma alternativa gratuita, para acolher os passageiros, quando os ônibus normais lotassem. A população não seria obrigada a se sujeitar à superlotação”, explicou. Para Luís Carlos, se o Governo do Estado financiar este serviço, como emergência sanitária, estaria salvando vidas e também resolvendo um problema social e econômico. “Nossa categoria está enfrentando sérias dificuldades para se manter. Há pessoas em situação grave. Não está havendo eventos e não existem turistas para transportar. Está difícil continuar”, alertou.
Na mesma situação, disse Luís Carlos, estão os motoristas que fazem o transporte escolar, com a maioria das escolas fechadas. “Muitos colegas já entregaram os carros, que tinham adquirido com financiamento dos bancos. Poderíamos auxiliar o transporte público nesse momento de pandemia”, defendeu. O vereador Luiz Eustáquio explicou que esse sistema emergencial funcionaria com o aporte financeiro do Estado. Desta forma, os passageiros circulariam gratuitamente nesse transporte complementar, atendendo a critérios que seriam previamente definidos. “Eles seriam contratados de forma emergencial, para fazer o serviço apenas enquanto durar a pandemia”.
Luiz Eustáquio lembrou ainda que, neste momento, não está circulando toda a frota do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. “Visitamos o consórcio e nos foi informado que estão nas ruas cerca de 88% dos ônibus. Os outros 12% ficam nas garagens, apesar da superlotação. Os empresários, que visam o lucro, disseram que não colocam todos os ônibus nas linhas para não terem prejuízos nesta pandemia. Se forem colocar, eles disseram que precisaria de um aporte do Estado de cerca de R$ 14 milhões”, afirmou. O vereador argumentou que, com a metade desse valor, o Governo do Estado poderia financiar a frota do turismo e resolver o problema da superlotação. “Nem precisaria financiar a frota toda. Bastariam cerca de 300 microonibus”. Para o vereador, os empresários de transportes urbanos não melhoram o sistema, nem aumentam a frota, “porque visam somente o lucro”.
O vereador Tadeu Calheiros sugeriu que um estudo seja feito para identificar as linhas com maiores demandas, e que seriam justamente essas onde ocorreria o reforço dos ônibus de turismo. “O valor a ser aportado num investimento como esse é alto. Mas é muito menor do que se o Governo tiver que investir em UTIS de hospitais neste momento em que caminhamos para a terceira onda da pandemia de covid-19”. O presidente da comissão, Fabiano Ferraz, reforçou a ideia e disse que o transporte de pequeno porte pode reduzir a quantidade de passageiros nos ônibus tradicionais e, com isso, evitar os riscos de aglomeração e contaminação. “Vamos discutir a proposta com todos os colegas que fazem parte da comissão, para depois vermos de que forma poderemos dar encaminhamentos”.
Em 26.05.2021.