Dia Internacional dos Enfermeiros é celebrado em reunião solene

A data 12 de maio representa o Dia Internacional dos Enfermeiros. Uma justa homenagem a esses profissionais que trabalham incansavelmente em favor dos enfermos. Na manhã desta quarta-feira (12), o vereador Samuel Salazar (MDB) promoveu uma reunião Solene para celebrar a categoria. O vereador Hélio Guabiraba (PSB) conduziu o evento, que foi transmitido por videoconferência.

“Comemoramos no 12 de maio o dia dessa profissão secular, cujos bravos integrantes são os únicos a permanecer 24 horas seguidos, ao lado de um enfermo. Os profissionais de enfermagem, enfermeiros e enfermeiras, enfrentam uma longa história de preconceitos, como também carecem de esforço político significativo para conferir merecido destaque a esta categoria profissional”, disse Samuel Salazar, no discurso da solenidade.

O vereador recordou da figura de Ana Nery, pioneira da Enfermagem no Brasil, falecida em 20 de maio de 1880. E que, segundo o parlamentar, é uma personagem heroica. “O exemplo de Ana Nery influenciou e influencia até hoje todos os profissionais de enfermagem do Brasil, que continuam atuando abnegadamente, contra as dificuldades da área,  no Brasil, que são frutos de um descaso secular para com a saúde pública”.

A representatividade da Enfermagem no Brasil é demonstrada em números e, de acordo com Samuel Salazar, o País figura entre os primeiros lugares. “Hoje eles são mais de 800 mil, inscritos no seu Conselho Federal, em todo o País. Buscam aperfeiçoamento permanente, frequentando cursos no Brasil e especializações, mestrado e doutorado, promovendo grandes congressos. O Brasil já é a quinta força mundial de trabalho nessa área, reforçando a tendência de uma participação cada vez mais marcante nas decisões que delineiam os caminhos da atividade em âmbito mundial”.

Figura indispensável na luta pela saúde preventiva, o enfermeiro, segundo o vereador, tem a oportunidade de associar o exercício de sua vocação social ao componente econômico de sua atividade. Salazar aproveitou o momento para agradecer à categoria pelos serviços prestados à sociedade. “Parabenizo os profissionais da Enfermagem pelo seu trabalho edificante e incansável. Quero que o exemplo desta brilhante mulher, mãe e enfermeira, Ana Nery, nos norteie na reconstrução do Estado Nacional, neste momento ímpar da história brasileira. Que sua coragem, sua fibra e seu amor iluminem não somente os enfermeiros, mas a todos nós. Passei seis dias internado num hospital e vi o trabalho incansável de todos os enfermeiros e enfermeiras. Parabéns a todos”.

Após o discurso, o vereador Hélio Guabiraba pediu para que Samuel Salazar entregasse um quadro em celebração aos enfermeiros e enfermeiras. Foram homenageadas Elizabete Azoubel, representante do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEP); Delia Beatriz, representante do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Ccoren-PE) e Izabel Cristina, representante da Associação Brasileira de Enfermagem de Pernambuco (Abep).  

Representando a categoria, a enfermeira Priscila Ferraz falou em nome de todos os profissionais. “12 de maio de 2021. Estamos vivos em meio a uma pandemia e isso muda tudo porque somos sobreviventes. Hoje temos o que é mais precioso: a nossa vida. São 14.632 mortes em Pernambuco, 426 mil mortes no Brasil”.

Priscila Ferraz sugeriu que a Casa de José Mariano pudesse construir um monumento em homenagem às vítimas da Covid-19. Ela fez questão de ressaltar a importância da profissão. “Precisamos desse monumento como um espaço de reflexão sobre o que vivemos nessa pandemia. Nada será como antes. Hoje é o Dia Internacional do Enfermeiro e o início da Semana de Enfermagem, uma profissão que cuida do ser humano antes da vida; no pré-natal, na barriga da gestante; no nascimento, como em toda a vida. Mas, também somos os últimos profissionais de saúde que cuidam do indivíduo até na morte”.

A enfermeira recordou que a categoria é a que mais vem sofrendo durante a pandemia atual do coronavírus e citou reivindicações. “Somos a única profissão que fica com o paciente initerruptamente, 24 horas por dia. Deixamos nossos entes queridos para cuidar das pessoas. Somos a profissão que mais morreu nessa pandemia. Várias instituições não nos dão repouso, comida, condições de trabalho e não temos um piso salarial, nem carga horária compatível com a qualidade de vida fundamentais para o trabalho. Queremos que os vereadores e vereadoras apoiem e lutem conosco por melhorias”.

Elizabete Azoubel, representante do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEP), pontuou ser estratégica a importância que a categoria tem para o Serviço Único de Saúde (SUS). “Nós somos os responsáveis pela prática voltada à promoção do bem-estar em todas as etapas do processo de saúde pública”.

Delia Beatriz, representante do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), bastante emocionada, confessou que foi uma sobrevivente do coronavírus. “Quero dividir essa homenagem com todos os meus colegas de trabalho que me deram assistência. Infelizmente, a categoria é pouco reconhecida. Gostaria de contar com o apoio dos vereadores para apoiar o Projeto  de Lei 2.564/2020, que tramita no Senado, e que diz respeito à nossa carga horária e ao piso salarial”.

Izabel Cristina, representante da Associação Brasileira de Enfermagem de Pernambuco (Abep), trabalha no hospital Oswaldo Cruz e destacou a luta da classe durante a pandemia. “Nesses últimos tempos, algumas pessoas começaram a enaltecer o trabalho da enfermagem por estar na linha de frente no combate ao coronavírus. Se por um lado nos deixa feliz, por outro cabe enxergar o papel importante na equipe de saúde em todo momento. As profissões de saúde têm uma linda missão: servir à sociedade, curar e aliviar as dores”.  

Os vereadores Alcides Cardoso (DEM), Fabiano Ferraz (Avante) e Tadeu Calheiros (Podemos) acompanharam o evento online. Eles também fizeram uso da palavra, enalteceram a categoria de enfermeiros e apoiaram a luta da classe.

Em 12.05.21