Eriberto Rafael destaca Orelhão Digital

Um projeto do Ministério Público de Pernambuco busca promover a inclusão digital de cidadãos de baixa renda e incentivar o acesso à justiça e à cidadania. Trata-se do Orelhão Digital, uma iniciativa parabenizada pelo vereador Eriberto Rafael (PP) durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (17). Ele apresentou e a Câmara aprovou o requerimento de número 4086/2021, que formula voto de aplauso ao procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas, pela iniciativa.

Ele disse que conheceu a  ideia em  recente reunião com o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas.  “Eles estão buscando parcerias para instalar pontos de acesso a recursos tecnológicos, como computador e internet, em municípios de Pernambuco, sobretudo nas áreas mais necessitadas, de modo que permita o acesso digital aos serviços públicos e ao sistema de justiça”, afirmou o vereador.

Eriberto Rafael analisou que a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo digital que já estava em curso, por isso, empresas e governo procuram oferecer serviços que atendam à população.  Ele explicou que o Orelhão Digital será implentado em pontos nas 14 circunscrições ministeriais, contemplando três tipos de modelos para atender às cidades de pequeno, médio e grande porte.

O parlamentar aproveitou a ocasião para lembrar que o Ministério Público está buscando  parcerias  para esse projeto, então, as empresas que desejarem apoiar a iniciativa podem buscar a Procuradoria-Geral de Justiça. “A Câmara do Recife, desde já, se coloca à disposição no que puder colaborar com esse projeto tão importante”.

Necessidade de inclusão digital -  O vereador Eriberto Rafael lembrou da necessidade da inclusão digital. “Apoiamos todas as iniciativas que busquem a desburocratização, modernização e agilidade dos serviços públicos, mas não podemos permitir que essas inovações fiquem restritas ao grupo de pessoas que têm acesso à internet”.

Ele abordou uma pesquisa do IBGE, publicada no mês passado, com dados relativos a 2019 que  mostrou que 21% da população pesquisada não têm acesso à internet.  O parlamentar relatou que  um em cada quatro brasileiros não acessam a internet. “Em números totais, são quase 40 milhões de brasileiros. A nossa região Nordeste é a que tem menos pessoas conectadas: são cerca de 31% das pessoas”. O estudo mostra, ainda,  que famílias de baixa renda, têm menor acesso à internet.

Considerando estes argumentos, o  vereador afirmou que se faz necessária, paralelamente á iniciativas como esta, a  promoção de ações de inclusão digital, como pontos de acesso, alfabetização e letramento digital.

 

Em 17.05.2021/ Atualizada em 18.05.2021