Liana Cirne aprova 43 requerimentos sobre a Rua da Aurora
“Moro há 20 anos na rua e sou apaixonada por ela e pela cultura do Recife. Quando a Rua do Bom Jesus foi escolhida a terceira mais bonita do mundo, alguns moradores da Aurora, eu inclusive, deduzimos que a nossa seria a primeira ou a segunda mais bela do Planeta”, disse, bem humorada. Pela paisagem que a via oferece e pelo patrimônio histórico que apresenta, a parlamentar disse: “Eu moro dentro de um poema, posso ter o privilégio de dizer isso. A rua, que foi cantada por poetas como Manoel Bandeira, é um verdadeiro museu e uma galeria de arte a céu aberto”, disse.
Apesar do número de requerimentos que debateu, Liana Cirne ressaltou que não era “motivo de constrangimento a grande quantidade apresentada”, pois, segundo ela mesma disse, desejava chegar ao final do seu mandato, daqui a quatro anos, com as obras realizadas. “Espero que o prefeito João campos cumpra o déficit que temos com o patrimônio histórico da rua que foi tombada em 1983”, afirmou. Entre os pedidos, a parlamentar apresentou o desejo de transformar a rua em pólo cultural e gastronômico do Recife. “E é de estranhar que ainda não o seja, pois ela é a rua escolhida pelos recifenses que querem realizar eventos culturais e políticos espontâneos”.
Nos 43 requerimentos apresentados e aprovados (e que tiveram números entre 4296/2021 a 4366/2021), a vereadora Liana Cirne pediu a construção de um passeio público entre a Ponte Velha e a Ponte do Limoeiro. “Dessa forma, pode-se integrar as obras de arte que estão localizadas nesse percurso. Assim, será possível criar um incentivo turístico sem precedentes no centro da cidade. Ali estão os monumentos da Praça Padre Henrique, alem dos monumentos do Frevo e do Tortura Nunca Mais. Há também o circuito dos poetas onde estão as estátuas de Manoel Bandeira, João Cabral de Mello Neto e do escritor Ariano Suassuna”.
Liana Cirne pediu, ainda, nos requerimentos, iluminação de LED para o passeio público, limpeza da área do mangue que fica às margens do Rio Capibaribe, de forma a integrar as ações de limpeza com ações ambientais sustentáveis em relação ao meio ambiente; pediu, também, assento público para toda a extensão da rua, mirantes e implementação de equipamentos de lazer na rua. Outros pedidos foram: reforma de quadra poliesportiva, instalação de um parcão, de um parquinho, revitalização de calçadas e implantação de faixas de pedestres, entre outros. “Esses requerimentos foram frutos de uma reunião pública sobre a Rua da Aurora, e de questionários que distribuímos com a população local”.
Em 25.05.2021.