Liana Cirne critica requerimentos de autoria de Alcides Cardoso

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu e criticou os requerimentos de autoria do vereador Alcides Cardoso (DEM), que foram votados e rejeitados na reunião virtual Ordinária, da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (11). Ambos os requerimentos pedem transcrição para os Anais da Casa de José Mariano de artigos do jurista José Paulo Cavalcanti Filho, publicados na imprensa local.

“Os dois textos são profundamente ofensivos contra o meu partido, o PT, e contra a democracia. São textos que me assustam justamente por ser de autoria de um jurista. É impressionante o desprezo do autor pelo processo legal, pelo direito à defesa, ao contraditório, ao juiz natural. Esses princípios jurídicos são formas de ver o mundo e a vida. Acreditar no processo legal muda a forma de nos relacionarmos com a realidade. E essa realidade é dotada de um impulso condenatório, de fofoca, de malediscência, e de ódio”, disse a vereadora.

O requerimento número 2218/2021 concede a transcrição nos Anais da Câmara Municipal do Recife, o artigo intitulado  “Cleptocracia”, de autoria do jurista José Paulo Cavalcanti Filho, publicado na edição impressa do Jornal do Commercio, bem como no Blog do Jamildo, no dia 19 de março de 2021. Já o requerimento 2219/2021, também pede a transcrição nos Anais do artigo intitulado “Viva a Impunidade?”, do mesmo autor, publicado nos mesmos meios de comunicação, no dia 12 de março de 2021.

“Acreditar no processo legal é difícil, mas é importante. O que me causa espécie é que um jurista passe por cima dos princípios desse processo. Por isso, peço que não apoiem esse texto feio, redigido de forma constrangedora. Os textos do juristas nos incitam a condena sem julgar. O autor se baseia no seu antipetismo e no flerte com a direita fascista. Ele não está sequer e consonância com a direita liberal, pois essa direita já fez mea culpa, entendeu que os interesses nacionais e democráticos não podem ser negociados”.


Em 11.05.2021.