Liana Cirne debate requerimento de Michele Collins
O que estava em discussão era o requerimento de número 4039/2021, de autoria de Michele Collins, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para unirem esforços visando a realização de campanha esclarecendo a população sobre a necessidade de tomar a segunda dose das vacinas contra a covid-19. Momentos antes, no entanto, foram feitas severas criticas à atuação do senador Humberto Costa, que é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a CPI da Covid.
“Ao contrário das críticas que foram feitas ao senador, eu quero me somar aos que elogiam a atuação da CPI da Covid e espero que a responsabilidade do presidente Bolsonaro seja apontada pelas mortes de milhares de brasileiros vítimas da covid-19. No meu caso, elogio a atuação do senador Humberto, que tem sido fundamental no trabalho de desvendarmos a verdades, na CPI da Covid-19”, disse Liana Cirne.
A vereadora lembrou que a CPI da Covid não era o tema do requerimento que estava em debate, mas que “a discussão da vacinação é também em torno do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito, cujo foco gira em torno da vacinação”, disse. A vereadora ressaltou que o Brasil já tem quase meio milhão de mortos em decorrência da pandemia de covid-19 e que “nunca vivemos uma tragédia como a que vivemos hoje”. Ela afirmou que o Governo Federal é responsável pelo grande número de óbitos.
“Não há normalidade ou regularidade no Plano Nacional de Vacinação, e consequentemente não haverá no plano municipal do Recife, que aliás é o motivo do requerimento que está em discussão. Se nos perguntarmos qual é o motivo para a falta de regularidade, ele é óbvio: o Governo Federal, que é irresponsável e genocida, se recusou a firmar um contrato com um laboratório farmacêutico para aquisição de vacinas e nos abandonou à sorte”.
Liana Cirne ressaltou que foi justamente por falta da regularidade na vacinação nacional que o Supremo Tribunal Federal (STF) mandou criar uma CPI para “investigar possíveis fatos criminosos e apurar a responsabilidade do gestor que deixou de adquirir as vacinas”. Segundo ela, o nome do senador Humberto Costa foi criticado justamente porque ele está apontando a responsabilidade do Governo Federal.
“A função da CPI da Covid é a de causar incômodo, pois o presidente da República é um desqualificado, que desdenha das famílias de luto. O papel da CPI é investigar, apontar potenciais crimes de responsabilidades do presidente da República. Mas, os crimes deles não são potenciais, não precisamos usar eufemismos. Os crimes dele já estão configurados”.
Em 18.05.2021.