Liana Cirne defende requerimento de Osmar Ricardo

A vereadora Liana Cirne (PT) defendeu o requerimento número 4290/2021, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que foi votado na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (25). A matéria, que foi aprovada após discussão polêmica, concede voto de aplausos e congratulações para os vereadores Asfabi Virgílio, Filipa Brunelli, Paulo Landim e Thainara Faria(PT); Luna Meyer (PDT)e Guilherme Bianco (PCdoB) da Câmara Municipal de Araraquara, interior de São Paulo.

 “O objetivo desse voto de aplauso é porque estes vereadores sofreram perseguição política, constrangimento, e até ameaças físicas e políticas por causa de um projeto de lei que apresentaram. A iniciativa do vereador Osmar Ricardo é uma manifestação de solidariedade”, disse. O projeto de lei dos vereadores paulistas, que alcançou repercussão na Assemblia Legislativa paulista, endossava a adoção de crianças pelo público LGBTQIA+. “Precisamos defender a liberdade de expressão e dizermos não à repressão e à injustiça”, disse Liana Cirne.  

Na defesa do requerimento, a vereadora lembrou que o que ensejou o tensionamento ideológico não foi exatamente o projeto de lei, mas a reação que os vereadores sofreram por parte de outros colegas. O tensionamento ideológico, inclusive, foi abordado em discurso anterior ao dela, sobre o mesmo requerimento. “O que chama a atenção é que esses vereadores passaram a sofrer perseguição. Não podemos tolerar que uma pessoa sofra violência só porque pensa diferente de nós. Foi o que aconteceu com esses vereadores. Se endossarmos esse constrangimento, estaremos negando a nossa existência e o fato de que a política é positiva para a vida em sociedade”.


Em 25.05.2021.