Liana Cirne pede vacina para lactantes, bancários, metroviários e trabalhadores do ensino superior

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu vários requerimentos na reunião Ordinária desta terça-feira (18), dentre eles, o de número 4125/2021 de sua autoria, que pede a inclusão de lactantes na prioridade do Plano de Vacinação do Recife a partir de um boletim da Sociedade Brasileira de Pediatria. "De acordo com o boletim, a vacinação propicia a proteção não só dessas mulheres, mas também o leite materno contém anticorpos que podem proteger o bebê amamentando".

Ao afirmar que já existe um diálogo com a secretária de Saúde Luciana Albuquerque, Liana Cirne lembrou que no Recife, as gestantes já estão sendo contempladas pelo Plano de Vacinação. "Queremos que as lactantes sejam incluídas no grupo prioritário. Essa orientação [o boletim] segue a preconização da OMS (Organização Mundial da Saúde) que se posiciona firmemente ao declarar que a lactante pertence a um grupo no qual a vacinação é recomendada prioritariamente. Esse requerimento ecoa um movimento social organizado por mães que tem nos emocionado. Tenho certeza que o prefeito João Campos (PSB) e a Secretaria vão, assim como eu, se deixar sensibilizar sobre a importância e o acerto dessa priorização", pediu.

Categoria essencial precarizada - No debate sobre a prioridade de vacinação dos bancários, requerimento 4126/21 também de autoria de parlamentar feito através de um pedido da presidente do Sindicato dos Bancários, Suzineide Rodrigues, Liana destacou a essencialidade do serviço prestado pela classe. "É um serviço essencial, sobretudo os dos bancos públicos. No modo geral, é interessante que no Brasil a gente considera determinadas categorias como essenciais, mas parece que reconhecer uma atividade como essencial, no lugar de elevar a categoria, parece precarizar ainda mais radicalmente todos aqueles trabalhadores que estão prestando serviço e tendo contato direto com o público. Eles têm que ser protegidos, imunizados e priorizados no Plano de Vacinação. É uma questão também de justiça".

Metroviários vulneráveis - A vereadora Liana Cirne apresentou uma demanda pedindo a inclusão dos metroviários no plano prioritário de vacinação no Recife. "Eles estão frente a um serviço que incide um conjunto de fatores adversos, potencialmente relacionados ao risco de infecção pela covid-19 somados às exposições nos seus postos de trabalho. A categoria essencial não parou em nenhum momento da pandemia e está enfrentando os riscos que estamos vivendo, garantindo transporte público para toda a sociedade", afirmou.

Educação vacinada - Já no requerimento o de número  4128/2021 que determina a inclusão dos trabalhadores em educação, técnicos e administrativos do ensino superior privado no grupo 2 do Plano de Vacinação, a vereadora ressaltou o trabalho com o público como de grande risco de contaminação da covid-19 que a categoria enfrenta. Ao final do discurso, Liana pediu a aprovação de uma reunião pública para debater a área do antigo Hospital Gomes Maranhão, no Poço da Panela, na quarta-feira (19), das 16h às 18h. "Precisamos mudar a nossa forma de nos relacionar com a cidade". 

Em 18.05.21