Liana Cirne propõe conscientização sobre segurança no trânsito para o Maio Amarelo
Ao lembrar a conscientização sobre segurança no trânsito para o mês de maio, a vereadora Liana Cirne afirmou ter ficado entusiasmada com a proposta do vereador Samuel Salazar, "venho discutindo com outras vereadoras e vereadores sobre termos uma ação para o Maio Amarelo aqui na Câmara, só que os objetos eram diferentes". Venho propor ao vereador Samuel Salazar, pedindo desculpa por não ter feito a proposta antes, mas só se você achar pertinente, que faça outra proposta desta resolução mudando o mês, no lugar de maio amarelo, que a gente possa endossar ações já mundiais, porque essa conscientização sobre endometriose é muito importante, mas me parece que seria mais oportuno que fizéssemos no mês de março, somaríamos a todas as iniciativas que já foram institucionalizadas", sugeriu.
Em aparte, o vereador Alcides Cardoso (DEM) perguntou aos vereadores Samuel Salazar (MDB) e Fabiano Ferraz (Avante) o motivo pelo qual a campanha Maio Amarelo para o trânsito não havia sido lançada este mês. Em resposta, Salazar informou que a proposição sobre a endometriose é de 2019, feita após solicitação de um grupo de mulheres e que irá procurá-las para relembrar a motivação do mês de maio.
Por sua vez, Samuel sugeriu que a votação ocorresse normalmente e, caso haja necessidade, uma nova proposição pode ser apresentada modificando o mês, e ressaltou ter se surpreendido com os números e os problemas que a endometriose causam às mulheres, "não existe hoje nenhuma política pública voltada para a endometriose e isso me chamou atenção". "Se for o caso, a gente apresenta uma (proposição) para revogar e modificar o mês, mas pelo menos a cor é a mesma e fica a conscientização do Maio Amarelo tanto para o trânsito, quanto para a endometriose". Ao final do discurso, Liana Cirne afirmou acatar a sugestão de Salazar e votou favorável ao parecer.
Em 10.05.2021