Liana Cirne vai debater o orçamento da cidade
Liana Cirne informou que a LDO, projeto de lei do Executivo 11/2021, recebe emendas até a próxima semana, mas para ela é preciso debater a cidade que queremos e que caminhos o dinheiro público, fruto de impostos de todos, deve seguir. “Não se trata de uma lei fria onde dizemos e aprovamos emendas para determinadas obras. Nós tínhamos o orçamento participativo, modelo para muitas cidades e para o mundo, uma peça orçamentária aonde a sociedade pode e deve apontar suas prioridades deforma democrática”.
A vereadora acredita que é preciso restaurar o formato de participação de todos e a indicação daquilo que mais precisam em suas comunidades, definindo prioridades . “Não se trata apenas de alocação de recursos, mas a indicação daquilo que é necessário para a vida e bem estar de todos”.
Liana Cirne argumenta que discutir orçamento não é apenas falar de dinheiro ou rubricas, mas discutir o direito de cada cidadão. “Chico Science dizia que o de cima sobe e o debaixo desce, mas a lógica precisa ser invertida para que se tenha a cidade que sonhamos”.
A vereadora pondera que o poder público precisa saber onde as pessoas querem aplicar o dinheiro. "Em morros de Casa Amarela e em outras comunidades o esgoto corre a céu aberto. É preciso ver a cultura, o saneamento, a água, o esgoto, a saúde, a educação”.
Em 10.05.2021