Luiz Eustáquio chama atenção para atraso na vacinação

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) reclamou do atraso na vacinação de idosos e de outros grupos vulneráveis. Segundo ele, o Governo Federal tem a responsabilidade pelo atraso da vacinação porque não comprou vacinas em tempo hábil, e que por isso está havendo uma verdadeira "guerra de vacinas". Ele disse ainda na manhã desta segunda-feira (10), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a maioria dos idosos com mais de 80 anos, mais de 4 milhões da pessoas, já receberam a primeira dose do imunizante. É preocupante, no entanto, que 50% desse público ainda não conseguiu tomar a segunda dose.

O vereador destacou a sua preocupação com os números apresentados. “É preciso que o poder público faça uma busca ativa dessa população para garantir a imunização”.

Segundo ele, "a região com menor índice de vacinação com a segunda dose entre maiores de 80 anos é a Sudeste, com apenas 48%. Logo depois está o Nordeste, com 49%; em terceiro lugar, a região Sul, com 51% de cobertura e a região melhor colocada é o Centro-Oeste, que já vacinou com as duas doses cerca de 63% de idosos nessa faixa etária".

O parlamentar lembrou que já estamos com mais de cem dias de iniciada a vacinação e andamos a passos lentos. "É muito grave porque não há vacinas e grave porque as pessoas não voltam para a segunda dose. Sabemos que as mortes nesta faixa de idade, 80 anos,  caiu muito e a vacinação tem ajudado.  O percentual de mortes em janeiro era 28%, no fim de abril parassou para 13%".

Luiz Eustáquio disse, ainda, que em Pernambuco temos de garantir  a segunda dose e que as doses recebidas neste final de semana serão todas para a segunda dose, para idosos e trabalhadores das forças de segurança e salvamento.  O vereador concluiu afirmando que é preciso avançar no processo da vacinação para conseguir deter a pandemia, mas que para isso acontecer é preciso que os representantes públicos deem o exemplo. 

Ele fez um apelo para as pessoas se cuidarem e lamentou o exemplo passado pelo presidente da República à população, ao passear de moto - sem máscara e sem capacete. "A mensagem que se passa para a sociedade é que não há risco e é uma mensagem muito ruim para os brasileiros que estão morrendo".

 Em 10.05.2021