Paulo Muniz alerta: 8.500 recifenses se cadastraram e não tomaram a vacina contra a covid-19

Preocupado com a campanha de vacinação contra a covid-19, o vereador Paulo Muniz (Solidariedade) debateu e aprovou o requerimento de número 3591/2021, de sua autoria. A matéria legislativa dirige indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que seja realizada a convocação sistematizada e individual, por meio de ligação telefônica ou mensagem de celular, das pessoas que faltaram ao agendamento da primeira ou da segunda dose da vacina contra a covid-19.

O debate dos requerimentos ocorreu na reunião virtual Ordinária, da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (11). “Nosso gabinete fez um pesquisa e concluiu que 2.95% dos recifenses que agendaram a vacinação não compareceram aos postos de vacinação no município. Eles não apareceram para a primeira ou para a segunda doses. Isso representa um universo muito grande, atingindo cerca de 8.500 pessoas”, afirmou.

De acordo com Paulo Muniz, o seu gabinete chegou a esta informação através de uma consulta ao site Conecta SUS. “Ao comprovarmos essas informações, procuramos saber de onde elas vinham. E nos disseram que esses dados do Conecta SUS são abastecidos pelas prefeituras municipais. Por isso, pedimos que a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, faça uma busca ativa das pessoas que não compareceram aos postos para tomar a vacina”, disse.

A busca ativa, segundo ele, que permitirá a atualização dos números, pode ser feita através de contatos por telefone e ou por mensagem através do celular. “É preciso ir atrás dessas pessoas para saber o que aconteceu. Já averiguamos três casos, que não constam no banco de dados do Conecta SUS. O não- comparecimento tem impactos diversos, inclusive um impacto direto na vida dessas pessoas, que precisarão comprovar que estão vacinadas para realizar coisa do dia a dia”.


Em 11.05.2021.