Renato Antunes critica gestão passada da Prefeitura por investigação de compras de material hospitalar

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (24), o líder da Oposição na Casa, vereador Renato Antunes (PSC), fez críticas contundentes à gestão do ex-prefeito Geraldo Julio frente à pandemia. O parlamentar destacou reportagem da CNN Brasil que mostra indícios de sobrepreço na compra de material hospitalar com dispensa de licitação em 2020.

De acordo com a reportagem abordada por Renato Antunes, a Prefeitura do Recife é investigada por suspeita de ter comprado em 2020 material hospitalar com dispensa de licitação, indícios de sobrepreço e que poderiam atender demanda de até 723 anos, segundo projeção com base no consumo médio do ano passado.

O processo de compra durante o primeiro ano de pandemia está sendo investigado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Renato Antunes disse que a investigação acende "um sinal de alerta. Não mais amarelo, mas vermelho, e a responsabilidade desta Casa é de tomar atitude. Não se defende a forma que o Recife vem tratando a compra desses itens, a gente vem alertando isso desde a Legislatura passada", observou.

O parlamentar lembrou ter proposto a criação de uma comissão de fiscalização dos gastos públicos duranta a pandemia e voltou a lamentar não ter tido os votos suficientes para a aprovação. "Na ocasião, entenderam que não havia necessidade. Depois de visitas e término de inquérito, a Polícia Federal mostra que houve, sim, improbidade administrativa. Os gestores precisam ser penalizados, aqueles que estavam sendo ordenadores de despesas. O que não pode, é o Recife virar vergonha para o mundo".

Antunes declarou que é preciso dar uma resposta sobre a investigação. "O povo do Recife espera que esta Casa tome uma atitude. Fala-se da CPI de Brasília, e a gente espera que casos como esses também sejam investigados. Que venham à luz da sociedade de milhões de reais empregados de maneira indevida e os gestores sejam penalizados", declarou.

 

Em 24.05.21