Rinaldo Junior defende criação de Fundo Emergencial para Cultura

O vereador Rinaldo Junior (PSB) lembrou que ano passado elaborou anteprojeto de lei pedindo a criação do Fundo Emergencial da Cultura (FEC), contemplando trabalhadores e artistas impossibilitados de trabalhar em virtude da pandemia, e que o mesmo está em estudos no Executivo. Ele argumentou na manhã desta terça-feira (11), que o FEC seria alimentado por organizações governamentais, não-governamentais e doações, podendo se transformar em fundo permanente ou durar até o final da pandemia. Pare ele seria uma maneira de manter de pé as tradições e cultura da cidade.

Ao mesmo tempo, ele aproveitou para discutir o requerimento número  3636/2021 de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), solicitando ao governador do Estado a criação de auxílio emergencial para cantores, cantoras, grupos de dança, profissionais da área entre outros do segmento que atuaram no São João de 2018 e 2019, diante da impossibilidade de trabalharem.   

Rinaldo Junior disse que o FEC está em estudos e que espera ter resposta do Executivo em breve sobre o assunto. Ele também saudou a iniciativa da colega ao elaborar anteprojeto semelhante ao Governo do Estado ,pois toda ajuda a este segmento, é segundo, ele bem vinda. “O anteprojeto apresentado pela colega vai ter meu voto porque a cadeia produtiva desse segmento está no aguardo de soluções. O AME Carnaval foi um retorno rápido que a Prefeitura deu ao segmento”.

O vereador argumentou que todo esse pessoal está impossibilitado de trabalhar, mas que são eles que mantém a cultura de pé. “Nada mais justo que ajudar o segmento nesse momento difícil. Vou participar da audiência pública da colega Liana Cirne para fortalecer o movimento”.

Liana Cirne agradeceu o apoio e disse que iniciativas como estas são importantes e por isso ela iria realizar audiência pública sobre o assunto para debater a questão. “Parabenizo o colega pela iniciativa de criação do FEC e elas se somam, esperando somar forças para levarmos  juntos estas iniciativas de interesse de todos que amam e fazem cultura na cidade”.

 

  Em 11.05.2021