Samuel Salazar lembra o Dia do Gari

Varrimento de ruas, coleta de resíduos, limpeza de bocas de lobo e córregos. Essas são algumas das atribuições do gari, profissional cuja data comemorativa é celebrada anualmente em 16 de maio. Para marcar a data, o vereador Samuel Salazar (MDB) proferiu nesta segunda-feira (17), durante reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, um discurso em homenagem à categoria. Ele salientou a importância dos garis para a manutenção da ordem na cidade e da saúde pública, em especial nos contextos da pandemia de covid-19 e no período chuvoso que já abate o Recife.

“Quero parabenizar a esses profissionais que, diariamente, trabalham na limpeza de nossas ruas e no recolhimento de nossas casas. Só para vocês terem uma ideia, a avenida Conde da Boa Vista, uma das principais de nossa cidade, é varrida sete vezes por dia”, disse o parlamentar.

Para Salazar, o Dia do Gari é uma oportunidade para lembrar a importância e os riscos que a categoria enfrenta pelo bem público. “Esses profissionais, que fazem um trabalho essencial, muitas vezes não são lembrados pela maioria da população. Embora utilizem seus equipamentos de proteção individual quando estão exercendo o seu labor, estão sujeitos a riscos e à contaminação ao recolher o lixo dos domicílios das pessoas.  Eles estão extremamente expostos e têm um trabalho duro, importantíssimo inclusive para a nossa saúde. Imaginem o caos se não houvesse o recolhimento de lixo no nosso município”.

Lei de Diretrizes Orçamentárias – Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, Samuel Salazar também fez um convite para que os vereadores e a população participassem de uma audiência pública promovida pelo colegiado para discutir o projeto de lei do Executivo nº 11/2021, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da lei orçamentária de 2022. O debate acontecerá virtualmente no dia 2 de junho, às 10h, e pode ser acompanhado por meio do site da Casa.

Em 17.05.2021