Tadeu Calheiros faz solicitações em prol da Saúde

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (24), durante a reunião Ordinária remota, três requerimentos de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) que tratam do tema da saúde pública. Antes da votação, o parlamentar fez uso da tribuna virtual para defender os pedidos.

Um dos requerimentos, de nº 4254/2021, pede ao Governo de Pernambuco que regularize o fornecimento de medicamentos, em especial a insulina, na Farmácia do Estado. De acordo com Calheiros, a população sofre há meses com a irregularidade na oferta da substância. “Têm chegado ao nosso gabinete muitas queixas e denúncias da falta do abastecimento regular das insulinas, seja de ação rápida, seja de ação lenta. Esse medicamento é muito importante para a vida de pacientes portadores do diabetes. Na pandemia, o diabetes descontrolado passa a ser um potencial risco”.

Já o requerimento nº 4256/2021 solicita à Prefeitura do Recife que nomeio os aprovados no concurso público nº 001/2019 para os cargos de cirurgião-dentista dos regimes de 20 horas e de 40 horas. Segundo Calheiros, a nomeação pode ocorrer para cargos que já foram ocupados antes e que se encontram vagos – ou seja, sem ferir a lei de enfrentamento à pandemia que proíbe novas nomeações até dezembro de 2021. “Chamamos a atenção para a importância de recompor os quadros da saúde, que são extremamente defasados antes mesmo da pandemia. Esse requerimento é específico para os cirurgiões-dentistas de 20h a 40h. O concurso ofertou um total de quatro vagas para esses dois cargos, duas para cada. Mas até agora não houve convocação. Há 37 vacâncias que podem ser preenchidas pela Prefeitura sem desrespeitar a Lei Complementar 173”.

Por fim, o requerimento nº 4258/2021 faz um apelo ao Executivo municipal para que inclua as pessoas com deficiência no grupo prioritário do Plano Recife Vacina, que organiza as imunizações contra a covid-19. “Temos que ter parcimônia, porque quem quer priorizar todos acaba não priorizando ninguém. Todos merecem a vacinação, ela tem que chegar a todos. Porém, não podemos deixar de estar sensível a esse grupo. Tetraplégicos e pacientes acamados geralmente têm muito mais problemas de insuficiência respiratória. Eles ainda não estão inclusos no plano prioritário do Recife”.

Em 24.05.2021