Vera Baroni será primeira homenageada com Medalha Olegária Mariano

A Medalha de Mérito Olegária Mariano, criada para homenagear mulheres que tenham prestado serviços à humanidade e à paz universal, será concedida pela primeira vez na Câmara Municipal. Por indicação da vereadora Liana Cirne (PT), o Poder Legislativo aprovou nesta segunda-feira (17) a concessão da honraria à advogada Vera Baroni, conhecida por sua atuação no movimento negro. A solenidade da homenagem deve acontecer em 10 de dezembro deste ano, data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Vera é fundadora da Rede de Mulheres de Terreiro, é advogada sanitarista, é ativista de direitos humanos, é fundadora da Uiala Mukaji [Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco], é do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Não tem como a gente fazer referência à luta feminista e à luta antirracista em Pernambuco sem citar o nome de Vera Baroni”, apontou Liana Cirne ao discutir o projeto de decreto legislativo nº 5/2021, que trata da indicação.

A aprovação do decreto ocorre no mesmo dia do aniversário de Baroni, que completa 76 anos e atua no gabinete da parlamentar. “Ela tem mostrado para a gente como se trabalha firme. O que a gente aprendeu com Vera vale para a vida toda”, afirmou Cirne.

O simbolismo da homenagem que leva o nome da abolicionista Olegária Mariano a Vera Baroni não deixou de ser destacado por Liana Cirne. “É a primeira vez que a medalha Olegária Mariano é concedida. Essa mulher foi uma abolicionista, empenhou suas joias para financiar a campanha de José Mariano, e lutou bravamente contra a escravidão”.

Em um aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) – que já concedeu o Título de Cidadã do Recife a Baroni – lembrou que a ativista representa um norte para aqueles que lutam por direitos humanos no Recife. “Estamos fazendo hoje a justiça, nada mais que isso. Sou um dos seguidores de Vera Baroni. Ela representa a luta das mulheres negras de Pernambuco. Espero que ela continue nos dizendo aonde ir”.

A vereadora Dani Portela (PSOL) também frisou a importância de Baroni no movimento negro e pelos direitos humanos. “Uso as palavras que eu já ouvi um discurso da própria Vera: ‘quem transforma este mundo é o povo em movimento’. Todo mundo que constrói a luta do movimento de juristas negras pela democracia, a luta contra a ditadura militar, o movimento feminista, tem em Vera Baroni uma grande referência. Os passos que eu dou hoje vêm da ancestralidade, vêm da luta das que vieram antes de mim”.

Luiz Eustáquio (PSB) recordou a atuação sindical de Baroni, que fundou e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE). “Vera é uma pessoa espetacular. Ela fundou o Sindsprev, trouxe a discussão política. Ela sempre foi uma grande militante em várias áreas. Aprendi muito com Vera. Ela  é uma mulher que veio para fazer história”.

Cida Pedrosa (PCdoB) foi outra parlamentar a expressar sua satisfação pela indicação de Vera Baroni à Medalha Olegária Mariano. “Vera é uma dessas pessoas que transformou tudo quando passou. Batalhamos juntas em muitos momentos. Mesmo quando não defendíamos as mesmas ideias tínhamos um respeito enorme uma pela outra, porque tem uma coisa que nos guia sempre: a luta pelos direitos humanos”.

Em 17.05/2021