Alcides Cardoso defende transparência na doação das sobras da vacina

O vereador Alcides Cardoso (DEM) destacou o requerimento de número 5737/2021, de autoria do vereador Paulo Muniz (SDD), que pede a implementação de um sistema de cadastro e convocação para a aplicação da “xepa” da vacina contra a covid-19. Cardoso lembrou que já conseguiu a aprovação na Câmara do Recife de um requerimento semelhante, no mês de maio, e disse que é importante somar forças neste sentido.

O requerimento de Paulo Muniz, aprovado durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (28),  é dirigido à Secretaria de Saúde do Recife e tem por objetivo aproveitar as sobras dos frascos de vacina, criando um cadastro para aplicação dessas doses.

“Lugar de vacina é no braço”, disse o vereador Alcides Cardoso. “A vacina não pode se estragar  e todo frasco aberto naquele dia não pode ser usado no dia seguinte”, afirmou.

De acordo com ele, aproveitar a chamada “xepa” das vacinas contra a covid-19 já é uma prática comum em outras cidades do Brasil, a exemplo de São Paulo, Goiás e Belo Horizonte. No entanto, o parlamentar ressaltou que cabe à Prefeitura regulamentar como se pode usar estas doses que sobram, de uma forma que dê transparência ao processo.

Por isso, a importância da criação de um cadastro para uma fila de espera. “Até abril foram dadas 12 mil doses de “xepa”. Em quem foram dadas estas doses que sobraram?”, perguntou o vereador.

 

Em 28.06.2021