Ana Lúcia cobra justificativa para restrição de celebrações religiosas aos fins de semana

Com a persistência do aumento do número de casos de covid-19, o Governo de Pernambuco estendeu até o dia 13 de junho o decreto que, dentre outras medidas, veda a realização de celebrações religiosas aos fins de semana no Estado. Na Câmara do Recife, durante reunião Ordinária desta segunda-feira (7), a decisão foi criticada pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que pediu que o poder público apresentasse justificativas para a restrição.

Na vigência do decreto, os templos de determinados municípios, como o Recife, podem realizar as celebrações religiosas aos fins de semana apenas de forma virtual. As atividades administrativas e a promoção de serviços sociais continuam liberadas.

“É, mais uma vez, uma canetada do Excelentíssimo governador do Estado. Eu estou aqui para fazer um apelo. Eu queria que o governador reunisse lideranças religiosas de toda ordem e apresentasse estatísticas. A gente quer acreditar que não é perseguição”, afirmou Ana Lúcia, dirigindo-se ao chefe do Governo do Estado. “Existe um decreto sancionado por Vossa Excelência dizendo que a atividade religiosa é essencial, mas [o decreto de medidas restritivas] inviabiliza o nosso trabalho sem conhecimento de causa. Existe algum estudo dizendo que são as instituições religiosas que estão proliferando o vírus? Nas instituições religiosas estão as pessoas que têm cuidado e zelo com a vida humana”.

Para a vereadora, o contexto atual de imunização já permite que os templos possam funcionar mais livremente. “Nós temos uma população [de frequentadores], em sua maioria, acima de 50 anos. Ou seja, estamos com 30%, 40% dos frequentadores dos templos vacinados, sem falar nas pessoas com comorbidades. Mas não nos apresentam nenhuma estatística. Não há sequer pessoas dentro dos templos verificando se somos cumpridores [das medidas de prevenção] ou não. Tratam todos no mesmo saco, sem ter nenhuma estatística apresentada”.

A arborização no Recife – Ana Lúcia não deixou de repercutir uma audiência pública promovida por seu mandato na última sexta-feira (4), a respeito da preservação, manutenção e reposição das árvores da capital. “Fizemos uma discussão propositiva e dela partiremos para alguns encaminhamentos e acompanhamentos com relação a essa cobertura vegetal da nossa cidade. Realizamos esse debate em alusão à Semana do Meio Ambiente, mas também trouxemos queixas, sugestões e perguntas que o nosso mandato recolheu das pessoas que participaram”.

Em 07.06.2021