Andreza Romero pede inclusão de mães lactantes na vacinação da covid-19

A vereadora Andreza Romero (PP) abordou dois temas em seu discurso realizado na tribuna virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira (16). O primeiro foi um reforço do pedido de inclusão de mães lactantes no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a covid-19. E o segundo, um elogio aos agentes que trabalham no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), da Prefeitura do Recife.

“Não posso deixar de parabenizar a organização da campanha de vacinação contra a covid-19 no Recife. Mas, também reforço o pedido que já foi feito nesta Câmara Municipal de inclusão das mães lactantes como grupo  prioritário na campanha”, afirmou a vereadora. Segundo ela, as pesquisas mostram que a vacinação, durante a fase de amamentação, pode proteger não somente uma, mas duas pessoas, pois inclui também o bebê.

Andreza Romero pediu o apoio da Comissão da Mulher à solicitação. “Sabemos da escassez de doses de vacina, o que nos leva a lamentar essa situação. Mas, peço o apoio a um requerimento de minha autoria, no sentido de proteger a mãe lactante. Poderemos, dessa forma, nos transformar em primeira cidade brasileira a incluir as lactantes no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação”. O requerimento foi o de número 5316/2021, dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para determinar a inclusão das lactantes de crianças de até 2 anos, junto às grávidas e puérperas, no grupo de prioridade da vacinação contra a covid-19.

Em seguida, Andreza Romero tratou do segundo tema que fez parte do seu discurso. Foi o reconhecimento ao trabalho realizado pelos agentes do Centro de Vigilância Ambiental (CVA). “Estive em visita ao Centro e fiquei impressionada com o trabalho que eles desenvolvem com recursos financeiros limitados. Os agentes recolhem os animais de ruas para cuidar, para evitar doenças, que são transmissíveis ao humano. Podemos dizer que os agentes salvam as nossas vidas”, disse.

A vereadora acrescentou que os animais levados para o CVA terminam envelhecendo no local, por falta de adoção. Mas, no Centro, há muitas dificuldades para mantê-los. “A causa animal é uma luta do meu mandato. Quero informar que o meu esposo, o deputado estadual Romero Albuquerque, deu uma ajuda, pois remanejou R$ 150 mil de emendas parlamentares para realização de ações no CVA”, disse.


Em 16.06.2021.