Câmara aprova projeto de bolsões nos semáforos para motos e bicicletas
Durante a discussão, o vereador Doduel Varela (PSL) solicitou explicações sobre a implementação dos bolsões. A vereadora Liana Cirne (PT) também pediu que Ferreira desse mais informações a respeito da proposta. “Gostaria de saber do autor do projeto como é isso para poder votar com consciência”, disse Varela.
Segundo Ferreira, o momento de saída dos semáforos – isto é, quando o sinal luminoso passa do vermelho para o verde – é marcado por uma alta ocorrência de acidentes de trânsito. “Existe um grande índice de acidente das motos no trânsito, e esse índice é ainda maior na saída do semáforo. Eles acabam ficando enfileirados entre um carro e outro e um grande número de acidentes acontece”
O parlamentar afirmou que a ideia de criar os bolsões, ou espaços reservados para motos e bicicletas abaixo do semáforo, já foi testado com sucesso em outros lugares. “É uma ideia que vem dando certo em muitos municípios e que hoje, na nossa cidade, já existe em fase experimental em algumas avenidas”, apontou. “As motos, quando chegam ao semáforo, se encaminham para ficar abaixo do sinal, enquanto os carros ficam atrás. Isso porque as motos têm um arranque mais rápido que o dos carros e, na abertura do semáforo, elas naturalmente saem primeiro. Com certeza, os índices de acidentes, que diminuíram em outras capitais, vão diminuir aqui também”.
Em 14.06.2021