Cida Pedrosa faz defesa de requerimentos de sua autoria
O primeiro requerimento discutido pela vereadora foi o de número 5300/2021, dirigindo indicação ao prefeito João Campos para providenciar a implantação do Arquivo Público Municipal do Recife, conforme está previsto no artigo 172 da Lei Orgânica Municipal, de 4 de abril de 1990, garantindo a digitalização dos documentos e sua disponibilização para consulta pública.
“Esse meu requerimento visa a regulamentar o artigo 172 da Lei Orgânica do Arquivo Público Municipal. É preciso preservar a memória da cidade. E ela se preserva de diversas formas: quando se investe no patrimônio histórico construído, para ser revitalizado. Quando a gente preserva a nossa cultura, a exemplo da Lei do Patrimônio Vivo, que tramita aqui na Câmara e quando guardamos o arquivo que se produz de forma física ou digitalizada”, disse.
Segundo a vereadora, a falta de um arquivo público municipal tem representado uma luta grande “de quem trabalha na área da cultura”. Ela afirmou que os documentos produzidos pelos órgãos público que atuam nessa área “vão todos para o limbo da história por falta de um arquivo”.
Os outros dois requerimentos foram, pela ordem, o de número 5363/2021, indicando à Secretaria de Turismo e Lazer para determinar o apoio financeiro ou de outra forma eficaz aos (às) comerciantes que exercem suas atividades no Sítio Trindade durante o ciclo junino. “Faço este pedido considerando que desde o ano passado esse importante circuito cultural e gastronômico encontra-se suspenso em virtude das restrições impostas pela pandemia da covid-19”.
O requerimento de número 5364/2021 faz o mesmo pedido do anterior, mas, desta vez, dirigindo indicação à Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. O requerimento pede para determinar o apoio financeiro ou de outra forma eficaz aos (às) comerciantes que exercem suas atividades no Sítio Trindade durante o ciclo junino. “Esses requerimentos visam a beneficiar pessoas que ficam sem trabalhar por conta da ausência dos folguedos populares. Por falta dos festejos, estão em situação difícil. Esses requerimentos, na verdade, são um pedido de socorro”, disse.
Em 16.06.2021.