Comissão de Educação aprova auxílio emergencial do São João

O projeto de lei do Poder Executivo nº 21/2021, que dispõe sobre o Auxílio Municipal Emergencial (AME) do São João, foi analisado nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. A proposta visa instituir um benefício financeiro à cadeia produtiva cultural do ciclo junino, diante da impossibilidade de realização das festividades em 2021, por conta do agravamento da pandemia de covid-19. Na ocasião, o colegiado acatou o relatório pela aprovação feito pela presidente do colegiado, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

O AME do São João do Recife vai contemplar três categorias: os cantores e as cantoras, os grupos culturais, e as agremiações. O pagamento do benefício será feito em parcela única, com valores que vão variar entre R$ 1,5 mil e R$ 10 mil.

Ao colocar o parecer do Auxílio em discussão, Ana Lúcia enalteceu a iniciativa do Executivo, apesar de admitir suas limitações. “Sabemos da extrema necessidade de quem está na ponta e faz a cultura do nosso Recife. Ainda que a gente considere que esse amparo não vai alcançar todos de forma igualitária, a gente entende que esse esforço da Prefeitura em meio a uma pandemia é muito importante para os produtores dessa cadeia cultural”.

Além da presidente, participou da reunião o vereador Hélio Guabiraba (PSB). Juntos, eles votaram pareceres a um total de nove propostas em tramitação – sete deles projetos de lei e os outros dois, projetos de decreto legislativo. Ao final do encontro, foram distribuídas mais 14 matérias legislativas aos relatores para a emissão de pareceres.

Em 23.06.2021