Eriberto Rafael faz balanço de trabalhos da Comissão de Acompanhamento ao Coronavírus

Relatar as ações desenvolvidas recentemente pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Eriberto Rafael (PP), que preside o colegiado, discursou na tribuna virtual da Casa durante a reunião Ordinária remota desta segunda-feira (21). No pronunciamento, o parlamentar repercutiu o saldo das reuniões feitas com membros do Poder Executivo e salientou que o próximo passo da Comissão é discutir ações que programem a retomada de atividades na cidade.

O diálogo com a secretária de Turismo do Recife e Lazer do Recife, Cacau de Paula, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux, foi um dos destaques do discurso de Eriberto Rafael. “Tivemos diversas conversas sobre a retomada econômica da nossa cidade, o que necessariamente vai passar pelo turismo. A retomada econômica por meio do turismo é algo que a gente vê mundo afora”, disse. “Levamos algumas sugestões, como a adoção do passaporte para pessoas imunizadas poderem entrar em eventos de maneira controlada. Podemos começar a implementar essa ideia para que, quando a gente possa retomar de maneira mais efetiva, a gente tenha um cronograma estabelecido e saiba como direcionar essas atividades. O momento precisa de atenção, mas precisamos programar o que vem pela frente”.

A volta às aulas presenciais na rede pública municipal de ensino também foi comentada pelo vereador. De acordo com ele, é preciso mitigar os danos causados pela pandemia à educação pública da capital. A Comissão se reuniu com o secretário de Educação, Fred Amâncio, na última quinta-feira (17). “Pudemos discutir o retorno às aulas e as precauções que estão sendo tomadas para termos o retorno nas nossas unidades de maneira pedagógica, tendo em vista a perda que já houve. As escolas particulares já retornaram há um bom tempo às aulas presenciais e os nossos estudantes ainda não”, comparou. “Debatemos a grande evasão escolar que aconteceu e a necessidade de suporte para que professores e alunos tenham conectividade, já que vamos voltar de maneira mista. É preciso que a gente dê suporte a esses alunos e professores para que eles tenham condições de se manter nas aulas on-line”.

O presidente da Comissão de Acompanhamento ao Coronavírus fez um chamado para que os demais vereadores da Câmara se juntem ao grupo para refletir sobre os problemas do período pós-pandemia. “Na próxima etapa, vamos discutir o momento pós-covid, de maior vacinação. Precisamos discutir como vamos tratar de pessoas que ficaram com sequelas, da demanda reprimida de exames e cirurgias que ficaram represados”, exemplificou. “Vamos debater isso nas próximas reuniões da comissão. Convido todos os vereadores a participar para que possamos construir um debate propositivo e entregar um documento à Prefeitura com as opiniões desta Casa sobre a retomada”.

Em 21.06.2021