Frente Parlamentar pelo Centro do Recife é criada na Câmara

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) repercutiu, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada via internet, nesta terça-feira (29), o projeto de resolução nº 17/2021, de sua autoria, que institui, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife. O Projeto foi aprovado por unanimidade.

“Recife foi inventado a partir do marco regulatório, no bairro do Recife Antigo, e cresceu economicamente a partir dele. Infelizmente, por toda uma construção de processos capitalistas que criam novas fortalezas econômicas, o centro, como conhecíamos, entrou em decadência. Era o centro que tinha a maior rede de equipamentos culturais e que precisam ser revitalizados e revisitados pela população”.

A Frente Parlamentar pelo Centro do Recife, segundo Cida Pedrosa, pretende criar um diálogo permanente de cuidados. “Necessitamos pautar esse tema. A gente precisa discutir novos formatos econômicos para o centro, de moradia popular, novos usos urbanísticos para as ruas e prédios abandonados. Um IPTU diferenciado, taxação de imóveis abandonados, e tudo isso tem a ver com o centro que é a alma dessa cidade. Precisamos ouvir a sociedade civil e poder contar com os diversos saberes de mandatos dessa Casa”.

Segundo o projeto, a Frente tem por objetivos o de formular, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para o território do Centro do Recife, visando potencializar os ativos estratégicos dos bairros que compõem. “Além de colaborar com todas as entidades da sociedade civil que representam os diversos segmentos estabelecidos, bem como com a população residente que acompanhará a implementação das diversas obras físicas realizadas pelo Poder Público neste território”.

No aparte, a vereadora Dani Portela (PSOL) recordou que o centro do Recife preserva memórias afetivas e que fosse pensado qual o centro que nós queremos. “Que essa Frente entenda o centro como um local vivo, com moradias populares e que traga progresso econômico e social também”.

Frente Parlamentar pelo Centro do Recife - A Frente elegerá, entre seus membros, um presidente e um vice-presidente, aos quais caberão a organização e a condução dos trabalhos. Os representantes terão mandato de um ano e serão escolhidos mediante aprovação da maioria absoluta. As reuniões da Frente Parlamentar serão públicas e abertas à participação da sociedade civil, sendo realizadas periodicamente nas datas e nos locais estabelecidos por seus membros.

 

Em 28.06.2021