Liana Cirne defende requerimentos ligados à saúde

A vereadora Liana Cirne (PT) fez uso da tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (29) para discutir um conjunto de pedidos de sua autoria que constavam na pauta de votação da ordem do dia. Durante a reunião Ordinária remota da Casa, ela defendeu os requerimentos nº 6044/2021 e nº 6045/2021, ambos ligados ao tema da saúde municipal. As duas matérias foram aprovadas pelo plenário.

O requerimento nº 6044/2021 pede que a Prefeitura instale os polos de vacinação contra a covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. De acordo com ela, essa mudança melhoraria o processo de imunização da população dos bairros da periferia. “Temos 22 Unidades Básicas de Saúde distribuídas pelas seis RPAs e, portanto, com uma divisão geográfica mais democrática que os atuais 21 polos de vacinação contra a covid-19. Estamos falando de ter esses polos incorporados na rede de UBS, como uma ação territorializada. A democratização geográfica é, também, uma democratização socioeconômica”.

Em um aparte, o vereador Renato Antunes (PSC) se pronunciou a favor da sugestão da colega, mas informou que, segundo a Prefeitura, a opção por polos de vacinação próprios atende a uma necessidade logística. “Eu tive essa preocupação e fui até a Prefeitura buscar uma justificativa para esses pontos de vacinação. Existe uma dificuldade para evitar perdas dessa vacina, visto que o quantitativo de que dispomos hoje não é suficiente ainda para a demanda. O Brasil é reconhecido mundialmente pela sua capacidade de vacinação em massa, mas as vacinas ainda não chegaram na velocidade que a gente deseja. A Prefeitura alegou uma questão de logística, para evitar perdas de vacina. Uma dose pode salvar uma vida”.

O requerimento nº 6045/2021, por sua vez, solicita que o Poder Executivo promova campanhas de informação sobre as função de cada uma das unidades de saúde do município. “Esse requerimento diz respeito aos mais de 250 equipamentos de saúde do Recife, entre UPAs, Upinhas e até mesmo Academias da Cidade. As pessoas não sabem ao certo o que cada um desses equipamentos oferece. E aí acontece o que chamamos de perambulação: o cidadão que necessita de um serviço de saúde fica perambulando entre diferentes equipamentos porque não sabe ao certo qual vai dar o atendimento de que ele necessita. Para a população periférica, não é só uma questão de perda de tempo, mas de gastar dinheiro com passagens”, argumentou Liana Cirne.

Apresentações remotas para artistas da dança – Um terceiro requerimento de autoria da vereadora que foi aprovado pelo plenário da Câmara foi o de nº 6081/2021. No texto, Cirne pede que a Prefeitura lance e execute editais para a contratação de artistas e grupos do segmento cultural da dança, para que eles realizem suas apresentações de forma remota, por meio de lives ou de gravações.

A ideia é que essas apresentações sejam transmitidas virtualmente, sem a presença de público, em respeito às medidas de prevenção à covid-19. Na última segunda-feira (28), a Câmara havia aprovado um requerimento similar, também de autoria da parlamentar, visando contemplar os artistas do teatro.

Em 29.06.2021