Liana Cirne destaca 40 anos do SOS Corpo

A Câmara Municipal do Recife aprovou o requerimento número 6049/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que concede voto de aplauso e congratulações ao SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia pelos 40 anos de história na luta feminista. Durante a reuinão Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (29), a vereadora disse que a entidade tem uma trajetória reconhecida não só em Pernambuco, mas em âmbito nacional e internacional.

Liana Cirne lembrou que o SOS Corpo foi fundado por um grupo de mulheres no início dos anos 1980. Segundo a parlamentar elas não moravam no Brasil, durante o período da ditadura militar e nos países em que se encontravam, tiveram contato com as teorias feministas. “Elas entenderam a importância de,  ao regressar ao país, criar um instituto de feminismo popular”.

Desta forma, disse a parlamentar, o SOS Corpo foi criado, sendo uma organização da sociedade civil, autônoma, sem fins lucrativos. “Com uma atuação centrada nas periferias, nas mulheres do campo e nas mulheres da cidade, o Instituto iniciou sua trajetória com ênfase especial na saúde da mulher e nos direitos sexuais e reprodutivo”. Liana Cirne  também lembrou um pouco do panorama da década de 1980 e de programa do governo militar que incentivava a esterilização das mulheres mais pobres.

De acordo com a vereadora com o passar dos anos, o Instituto foi “ abarcando não só as mulheres pobres, negras e periféricas, mas construindo um viés na luta pela igualdade de gênero e pelos direitos da população LGBTQIA+”. Ela citou ainda a atuação  na educação e na comunicação, com a publicação de inúmeros vídeos e cartilhas com temáticas feministas. A entidade atua ainda com pesquisas, teatro e mobilizações nos bairros populares do Recife e no interior do Estado.

A votação do requerimento número 6049/2021 foi feita de forma nominal e o voto de aplauso e congratulações ao SOS Corpo foi aprovado por  18 votos favoráveis e  12 votos contrários.

 

Em 29.06.2021