Liana Cirne destaca requerimentos para população em situação de rua

A Câmara Municipal do Recife aprovou vários requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT), durante a reunião Ordinária, transmitida de forma remota, nesta segunda-feira (28). Ela pediu para discutir dez destas solicitações aprovadas; nove delas tratam de benefícios para a população em situação de rua e uma, pede o lançamento de editais destinados à contratação de artistas de teatro para realização de lives ou gravações.

Os requerimentos de número 5446/2021 a 5464/2021, são em sua maioria dirigidos à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e solicitam diversas benfeitorias para a população em situação de rua. “Tratam de um problema que a Câmara Municipal do Recife  tem se debruçado bastante,  mas que exige de nós uma atenção permanente”, afirmou a vereadora.

Segundo Liana Cirne, “a população de rua, de 2012 para cá, cresceu 140%. Não temos dados atualizados do Recife,  mas fica o pedido para que esse censo ocorra para a criação de políticas públicas com informações atualizadas e concretas”, afirmou.

Ela disse que o requerimento de número nº 5448/2021, que solicita a construção de um centro de referência especializado para população em situação de rua (Centro Pop) na Zona Sul da cidade,  atende a um  pedido da Pastoral da População em Situação de Rua. “No Recife só temos dois centros Pop, um em Santo Amaro e outro, na Madalena. Nós estamos pedindo porque esta população cresceu muito na Zona Sul”.

Outro requerimento destacado, o de número 5446/2021, diz respeito à construção de abrigo para pessoas idosas em situação de rua. De acordo com a parlamentar, o Plano Plurianual em vigência também destaca a criação de espaços para esse público, além de se ter direitos adquiridos com o Estatuto de Idoso.

“Também estamos pedindo um protocolo especializado para mulheres em situação de rua em razão de violência doméstica. Mulheres que preferem sair de casa com os seus filhos, sujeitando-se a toda sorte de violência e interpéries,  a viver sob o mesmo teto com um agressor e ser vítima de um feminicídio”, ressaltou a parlamentar ao destacar o requerimento de número 5449/2021. O documentos solicita protocolos de atendimento diferenciados para mulheres vítimas de violência doméstica em situação de rua.

Por último,Liana Cirne  destacou o requerimento de número 5670/2021,  que solicita ao prefeito João Campos, o lançamento e execução de editais visando à contratação de artistas e grupos do segmento do teatro para realizar apresentações artísticas de forma remota, através de lives ou gravações, a serem transmitidas em plataformas virtuais, sem a presença de público e respeitando as normas sanitárias vigentes.

“Até hoje o único estímulo que tivemos para os artistas de grupos artísticos de teatro foi a Lei Aldir Blanc”, afirmou a parlamentar. Ela justificou que estes artistas “estão a um ano e meio longe dos palcos e de sua principal fonte de proventos. Além disso, nós estamos afastados de desfrutar as atrações teatrais”.

Em 28.06.2021