Luiz Eustáquio debate requerimento de Alcides Cardoso

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) debateu o requerimento de número 5711/2021, de autoria do vereador Alcides Cardoso (DEM), na reunião virtual Ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (28). O requerimento, que foi aprovado, dirige indicação ao secretário de Segurança Urbana de Recife, Murilo Cavalcanti, para determinar o reforço na fiscalização, e possível punição, do uso indevido de bicicletas nas áreas exclusivas para pedestres no calçadão de Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem.

“É importante normatizar o trânsito do Recife”, concordou Luiz Eustáquio. Ele manifestou indignação porque as pessoas estão andando de bicicletas nas áreas exclusivas para pedestres, justamente nos locais que dispõem de ciclofaixas e ciclovias. “Estranho justamente porque elas simplesmente não usam os equipamentos públicos”, criticou. O vereador lembrou que recentemente passou por constrangimento porque quase foi atropelado por um ciclista. “Estava na minha via normal, quando menos esperei, apareceu um ciclista em sentido contrário ao meu. Se eu não visse o ciclista e pulasse para o lado, seria atropelado”.

Luiz Eustáquio disse que propôs a criação de uma patrulha ciclística, através de projeto de lei Ordinária, à Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU). É um projeto de lei que visa regulamentar o passeio de bicicleta na cidade do Recife e ao mesmo tempo proteger o pedestre. “Quero aproveitar para pedir que seja agilizada a tramitação do meu projeto de lei nesta casa. Ele visa a criação de uma patrulha específica dentro da CTTU. Não peço a contratação de novos guardas de trânsito, mas aproveitar parte da equipe nesse modal”, explicou.


Em 28.06.2021.