Luiz Eustáquio debate requerimento de Marco Aurélio Filho

Ao informar que a instalação de uma creche no Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife, é uma luta histórica da comunidade, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) disse que o bairro merece ser beneficiado. Ele fez essa afirmação durante o debate do requerimento número 6025/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para avaliar a construção de uma creche-escola na Praça Amaro Lopes, espaço conhecido como Praça da Maconha, na rua principal do Alto José do Pinho.

O requerimento foi aprovado na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (29). “O que precisamos é unir esforços em favor de uma comunidade que merece receber uma creche há muito tempo. Espero que o equipamento saia agora. É importante estarmos unidos”, disse Luiz Eustáquio. De acordo com ele, a associação de moradores e a organização social Conlutas já vinham com esta pauta há muitos anos, mas a creche jamais foi erguida.

Ele lembrou que o deputado estadual Isaltino Nascimento chegou a orientar R$ 316 mil de verba parlamentares para a construção da creche, em 2019, mas o dinheiro foi considerado “perdido” (voltou para a origem) porque a obra não foi executada. “No começo deste ano, estive com o deputado Isaltino Nascimento e falamos desse assunto. Eu também estive com o prefeito João Campos, que me disse ser esta uma das obras mais solicitadas no Recife. Mas, a construção da creche já está mais do que na hora de acontecer, pois o povo está precisando e continua esperando”.

A vereadora Dani Portela (PSOL) pediu um aparte, mas não discutiu o requerimento. Ele apenas parabenizou o autor da iniciativa, o vereador Marco Aurélio Filho. “A minha primeira reunião como vereadora, quando assumi aqui na Câmara, foi com a comunidade do Alto José do Pinho. A creche é uma luta histórica do movimento feminista e a ausência desse espaço impacta negativamente na vida das mulheres”.

O vereador Marco Aurélio Filho observou que esta “é uma pauta de todos nós, vereadores, pois realmente se trata de uma demanda histórica”. O sentido do requerimento, acrescentou, não é porém a cobrança de construção ao poder público para a construção de uma creche, mas a de apontar uma alternativa para a construção, que é o local conhecido como Praça da Maconha.


Em 29.06.2021.