Luiz Eustáquio discute três requerimentos de sua autoria

Na reunião Ordinária desta segunda-feira (7), o vereador Luiz Eustáquio discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria, dos quais o de número 4922/2021, é dirigido ao governador de Pernambuco solicitando que os policiais militares usem câmeras acopladas nos uniformes e nas viaturas. O pedido, de acordo com o parlamentar, foi por conta da ação truculenta de alguns policiais na manifestação que aconteceu no dia 29 de maio. "Entrei com o pedido para conter essas agressões", afirmou.

"Estamos diante de um desafio muito grande. Aqueles que foram contratados pela sociedade para nos proteger e manter a ordem, receberam uma ordem de desestabilizar para conter o ato que estava acontecendo. Naquele momento, eles usaram de uma força desproporcional, agressiva e criminosa quando atacaram as pessoas e elas não tinham como se defender. A polícia estava atacando o povo desarmado, algo nunca visto, nem na manifestação de 2013, onde as pessoas quebravam coisas e atacavam a polícia, ela se defendia e procurava conter os abusos. O que aconteceu no último dia 29 foi muito sério", ressaltou o parlamentar.

Eustáquio comentou que a eficácia das câmeras acopladas diminuiu em 60% as denúncias contra agressões nos Estados Unidos. "As câmeras ajudaram a inibir a violência contra as pessoas. Aqui no Brasil, já acontece em São Paulo, onde já foram colocadas 160 câmeras e estão aumentando para três mil". Já o requerimento de número 4923/2021,  também de autoria de Eustáquio, pede câmeras acopladas nos uniformes e viaturas da Guarda Municipal.

Em aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) afirmou que votaria favorável aos requerimentos para que se tenha "um olhar mais atento sobre as ações da PM". "Não é de hoje e sabemos que não é hegemônico [as ações truculentas], compreendemos que há muitos homens e mulheres valorosos e valorosas cumprindo o seu papel, honrando a farda que vestem, mas é histórico a força utilizada de forma agressiva e nociva", ressaltou.

Em seu discurso, Luiz Eustáquio também se solidarizou com a vereadora Liana Cirne (PT), que foi atingida por spray de pimenta disparado por um policial, durante a manifestação. Ele defendeu  que ao mostrar a carteira funcional de vereadora aos policiais, a parlamentar não cometeu abuso de autoridade. “Aquele era um momento de exceção, onde as pessoas estavam apanhando, levando tiro, e ela tinha que, no mínimo, se identificar diante do que estava acontecendo para pedir para os policiais pararem com a  barbárie".

Dia Internacional sobre Drogas - O terceiro requerimento discutido pelo vereador foi o de número 5060/2021, que trata da audiência pública no  próximo dia 28, sobre o Dia Internacional sobre Drogas. "Vamos discutir o projeto de lei 399, muito bem trazido pela vereadora Michele Collins (PP) a esta tribuna,  que é a discussão que está acontecendo na Câmara Federal. As pessoas falam do uso medicinal da cannabis,  ninguém é contra isso, mas sim ao uso recreativo da droga", pontuou.

Em 07.06.21