Marco Aurélio Filho comenta temas de saúde, educação e desenvolvimento urbano

Nesta terça-feira (16), durante a reunião Extraordinária remota da Câmara do Recife, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) utilizou a tribuna virtual para fazer comentários acerca de diversos temas relativos à gestão da capital. O desenvolvimento do Recife Antigo, o investimento em creches e os cuidados com as arboviroses e com as informações sobre o plano de vacinação contra a covid-19 foram assuntos destacados pelo parlamentar.

Ao dar início ao seu discurso, Marco Aurélio Filho repercutiu a audiência pública promovida por iniciativa de seu mandato na última terça-feira (15) acerca das políticas públicas voltadas para o bairro do Recife. “Quero registrar que ontem fizemos uma belíssima e grandiosa audiência pública sobre o desenvolvimento de uma área de que falamos tanto, o Recife Antigo. Ontem, pudemos avançar em alguns aspectos. Uma das pessoas que participaram do debate foi o secretário de Desenvolvimento, Rafael Dubeux, que apresentou como vai ficar o Recife Antigo. Ele vai ser um grande laboratório de gestão. Foi um dia muito proveitoso”.

O aumento no número de casos de arboviroses no Recife preocupa o parlamentar, que solicitou ações de conscientização para conter o mosquito transmissor. “Precisamos fazer uma campanha sobre o cuidado a respeito do zika vírus, da dengue e da chicungunha. Sabemos que, além da pandemia de covid-19, estamos com um grande surto na cidade em relação a essas doenças. Tanto a rede privada quanto a pública estão sobrecarregadas. Chamei a atenção da Prefeitura do Recife sobre a necessidade do carro de fumacê que as comunidades pendem tanto, mas também reforço a conscientização que é preciso fazer para não haver acúmulo de água”.

Ainda a respeito da saúde municipal, Marco Aurélio Filho fez alerta sobre a disseminação de notícias falsas sobre o calendário de imunização contra a covid-19 da capital. “Havia sido divulgado um novo grupo de vacinação por parte da Prefeitura. Lógico que estamos todos ávidos por vacinas e, nesse sentido foi divulgada uma fake news sobre um outro grupo de vacinação. Enquanto Casa legislativa, quero pedir que possamos alertar para que todas as informações sobre o plano de vacinação partam das redes oficiais da Prefeitura”.

A necessidade de suprir o déficit de vagas nas creches públicas municipais também foi alvo de comentários do vereador. Ele disse ter feito sugestões de locais para a instalação em um dos pontos da cidade em que haveria uma maior demanda. “Debatemos bastante sobre isso. Logo início da legislatura conversei com o secretário [de Educação] Fred Amâncio, que é um craque na área. Ele entende essa necessidade e tem buscado algumas alternativas. Há a necessidade de uma creche no Alto José do Pinho e sugerimos o Clube Bom Sucesso, que é uma estrutura pronta que é possível utilizar. Sugerimos também um outro espaço em que a Prefeitura pode construir no modelo de CMEI que a gestão tem defendido”.

Em 16.06.2021