Marco Aurélio Filho discute dois requerimentos de sua autoria

Foi para viabilizar a utilização dos espaços na rua do Bom Jesus, Recife Antigo (requerimento nº 5490/2021) e a inserção do programa Wifi Conecta Recife em quatro novos pontos da cidade (requerimento nº 5703/2021) que o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) propôs os dois documentos. O parlamentar tratou a necessidade e os benefícios oriundos dos requerimentos, que foram aprovados na reunião Ordinária desta terça-feira (22), da Câmara do Recife.

Marco Aurélio Filho relembrou que a rua do Bom Jesus foi eleita a terceira rua mais bonita do mundo e afirmou que ela está começando a ser ocupada. "Sabemos que ela foi pedestrianizada e tem sido uma referência aqui no Recife. Com a maior ocupação, estamos estudando junto com o secretário, para que essas lojas possam usar outra frente da calçada. O que eles [os comerciantes] querem é um pleito antigo e acho que salutar é benéfico e vai movimentar ainda mais a rua e o comércio", disse. 

Sobre a inserção do programa Wifi Conecta Recife, o vereador deu destaque à Praça Reginaldo Rossi, nos Coelhos; Castro Alves, na Bomba do Hemetério; Jota Leal, em Casa Amarela, e Praça 4 de outubro, no Alto José do Pinho. "Estivemos dois meses atrás com o presidente da Emprel, Bernardo D'Almeira, junto ao secretário Rafael Figueiredo, solicitando que as praças tivessem pontos de wifi. Já estamos alinhando com o secretário e acredito que a primeira praça que será contemplada é a Reginaldo Rossi. Estamos buscando a valorização deste poder de pertencimento da comunidade em relação às praças. Sabemos que locais públicos são pontos de encontro e referências para os moradores e nada mais justo que aprimorar e desburocratizar ainda mais o acesso à internet", explicou. 

Em aparte, a vereadora Liana Cirne (PT) demonstrou preocupação com o requerimento da rua Bom Jesus. Para ela, há dúvidas se a visibilidade da arquitetura da rua será perdida. "Me preocupei quando li o requerimento e sou grande entusiasta dos seus requerimentos, mas fiquei com dúvidas porque a rua do Bom Jesus, que foi considerada a terceira rua mais bonita do mundo tem uma arquitetura muito própria. Gostaria que o senhor explicasse um pouco mais o objetivo do requerimento, porque fiquei com medo de haver uma poluição visual que acabe desconfigurando a arquitetura da rua", solicitou. 

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) disse que as proposições são de grande importância, mas tem as mesmas preocupações que Liana. "Se a gente conseguir ter arquitetos capazes de conseguir plantar algo bacana, que não desfigure a rua, acredito que vai melhorar mais ainda. Sem dúvidas nenhuma eles vão tentar fazer da melhor forma possível".  

Em resposta, o vereador Marco Aurélio Filho afirmou que a proposta é manter a beleza da rua e atender aos comerciantes usando as calçadas, sem prejudicar a arquitetura original. Ele citou como exemplos as muitas ruas de cidades da Europa onde o turista é atraído também pela perfeita sintonia entre comércio e uso das calçadas.

Em 22.06.21