Michele Collins solicita que Prefeitura implemente programas para mulheres

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (28) um conjunto de três requerimentos de autoria da vereadora Michele Collins (PP) que têm em vista a realização de políticas voltadas para a população feminina do Recife. Nos textos, a parlamentar faz pedidos para que o Poder Executivo implemente na capital pernambucana programas estabelecidos pelo Governo Federal.

“Esses três requerimentos vêm de portarias que já foram apresentadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos”, disse Collins. “Sabemos que existe uma guerra política contra o Governo Federal, mas não podemos admitir que nossa cidade perca a oportunidade de ingressar nos programas nacionais por questões ideológicas. Se os projetos são bons, a gente não pode se dar ao luxo de dizer que não quer”.

O requerimento nº 5523/2021 solicita a implementação de um projeto chamado “Mais Mulheres no Poder”. Ao justificar o pedido, a vereadora mencionou dados sobre a participação feminina do Poder Legislativo Federal. “Sabemos da importância das mulheres no espaço de poder. Precisamos cada vez mais estimular a inclusão dessas mulheres. Hoje temos, na Câmara dos Deputados, 513 parlamentares. Desses, temos apenas 77 mulheres. É um número muito pequeno. Dos 11 cargos da Mesa Diretora, apenas dois são de deputadas. Das 25 comissões permanentes, apenas quatro são presididas por mulheres”.

Já o requerimento nº 5524/2021 trata do projeto Qualifica Mulher, voltado para a criação de uma rede de parcerias entre o Poder Público e o setor privado para incentivar a autonomia econômica feminina. “Infelizmente, tem mulheres que apanham dentro de casa e não denunciam porque não vão ter a comida dentro de casa, ou a escola e o lanche dos filhos. É uma realidade muito triste. Precisamos fortalecer essas mulheres”.

Ao defender o requerimento nº 5525/2021, que trata do programa Mães Unidas, Michele Collins ressaltou a importância dos laços de afetividade familiar, um dos alvos da proposta. “É um outro programa do Governo Federal para o empoderamento das mulheres, que visa promover a saúde delas e as relações familiares. Consiste em cursos de capacitação, realização de rodas de conversas, com o envolvimento de mães, especialistas e voluntárias, além de atendimento individual”.

Em 28.06.2021