"Recife é a pior capital para fazer negócios no Brasil", diz Alcides Cardoso

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), o vereador Alcides Cardoso (DEM) destacou o relatório do Banco Mundial que mostrou que Recife e Pernambuco figuram como a pior capital e Estado do Brasil, respectivamente, para se fazer negócio. Segundo ele, ambas ocupam o 27º lugar do ranking divulgado na semana passada. "Foi a primeira vez que esse processo foi feito no país", informou.

De acordo com o parlamentar, foram utilizados cinco critérios de avaliação, sendo eles: abertura de empresas, obtenção de alvará, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. "Apesar do secretário da Fazenda, Décio Padilha, ter se espantado e afirmado que 'não tem como a gente ser o 27º', a verdade é que muitos empresários estão buscando outros locais para abrir e expandir suas empresas". Cardoso citou cidades como Fortaleza e Aracaju, pois "apresentam um cenário mais favorável para o crescimento". 

Por ter um histórico de trabalho na iniciativa privada, o vereador afirmou que o Recife vem perdendo espaço e competitividade nacional "por conta da burocracia, altos tributos e falta de incentivo aos negócios", que acontece desde antes da pandemia da covid-19. "Conheço de perto os entraves e todas as dificuldades que principalmente o micro e pequeno empresário passam no Recife. É preciso encarar o problema de frente, liberdade para empreender, começar com uma legislação mais propícia para empreender e uma gestão que incentive a criação e o fortalecimento dos negócios. Isso é fundamental para a geração de renda e emprego", finalizou. 

Em 22.06.21