Tadeu Calheiros defende vacinação de jovens com comorbidades

A Câmara do Recife aprovou o requerimento de número 5900/202, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que solicita ao prefeito da cidade a inclusão dos adolescentes a partir de 12 anos de idade, com comorbidades, no grupo prioritário de vacinação do Plano Recife Vacina. Durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (28), transmitida de forma virtual, o vereador explicou que a este grupo devem ser destinadas as doses da vacina Pfizer, conforme autorizado pela Anvisa.

Tadeu Calheiros é médico, com mais de 30 anos dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e salientou que foram apresentados trabalhos  recentes que mostram a segurança da vacina Pfizer para este grupo: de 12 a 18 anos com comorbidade.

Ele exemplificou que tratam-se de “jovens que passam por tratamentos de câncer,  têm problemas cardíacos ou algum tipo de paralisia e estão acamados”. Estas pessoas, disse o parlamentar, apresentam maior risco frente à covid-19 e por isso é importante que sejam vacinadas.

 “É necessário priorizar os grupos mais expostos aos riscos que a doença oferece”, afirmou o parlamentar. Em seguida, solicitou aos vereadores da base do governo que apoiassem essa iniciativa e intercedessem junto à gestão, visto que resultaria em salvar vidas.

Em um aparte, a  vereadora Michele Collins (PP) parabenizou Calheiros por trazer este assunto à Câmara do Recife. “Isto é muito sério, as vacinas estão aí, porém exigem uma margem de segurança para o uso em determinados grupos. Mas, se existem estudos para crianças e adolescentes, com certeza, o uso traz mais segurança para todos os recifenses, para os jovens e para nós que somos mães”.

Em 28.06.2021