Tadeu Calheiros exige atenção do Poder Executivo para com a saúde
Foram diversas as reclamações feitas pelo vereador. Ele começou o discurso com cobranças à Prefeitura do Recife em relação aos postos de saúde localizados nos bairros da periferia. Segundo ele, esses estabelecimentos não estão fazendo exames laboratoriais por falta de tubos de coleta para exames. “Essa situação perdura há várias semanas. Isso impacta em toda a assistência médica, pois os postos não recolhem material para os testes de HIV, o pré-natal de gestantes, entre outros. A situação é inaceitável”, disse.
O vereador Tadeu Calheiros ampliou suas queixas para falar da situação dos profissionais que estão trabalhando há mais de um ano, sem descanso, na linha de frente de combate à covid-19. “Vou aproveitar esse espaço para desabafar, pois os profissionais médicos, além de enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, entre outros, não estão mais aguentando. Eles estão exaustos”, afirmou. Ele disse que, como médico, vem recebendo mensagens diárias dos colegas, fazendo reclamações.
“Nos hospitais e nos postos eles estão há mais de 12 meses se dedicando ao combate à pandemia, fazendo atendimentos, sem direito a férias. Há um esgotamento físico, mental, emocional, um esgotamento profissional”. De acordo com o vereador, eles também têm reivindicações salariais, pois há muitos meses não têm reajustes e os vencimentos estão com valores atrasados, sem contar que não recebem sequer diretos de insalubridade. “Quanto às condições de trabalho, nem se fala. Além de estarem sem férias, expostos às más condições de trabalho, sem equipamentos de proteção, até um escorpião foi encontrado na sala de estar do Hospital da Restauração”, disse.
Em 08.06.2021.