Alcides Cardoso quer incentivar estudantes à doação de sangue com projeto "Doadores do futuro"

Com a pandemia da covid-19, a queda nos estoques de bolsas de sangue atingiu um patamar preocupante: em janeiro deste ano, as doações não passaram de 40% em Pernambuco. Apenas no hemocentro do Recife, comparando os meses de dezembro e novembro do último ano, a diminuição foi de 18,5% no quantitativo de doações. Foi pensando nesses dados da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), e na queda de estoque de sangue que vinha se detectando em todo o Estado, que o vereador Alcides Cardoso (DEM) criou, na Câmara do Recife, o projeto de lei Ordinária 206/2021 que institui o projeto "Doadores do Futuro" no âmbito da cidade. A proposição tem como objetivo conscientizar alunos da rede pública e privada sobre a importância da doação voluntária de sangue.

A matéria foi apresentada no plenário virtual da Câmara Municipal do Recife e aguarda o prazo de recebimento de emendas. "O objetivo do presente Projeto de Lei é a conscientização e o incentivo ao ato voluntário de doação. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e principalmente das pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários", afirmou Cardoso. 

O projeto de autoria de Alcides Cardoso também objetiva a realização de cursos, palestras, seminários e campanhas durante o período letivo, voltado a alunos, familiares, professores e membros da comunidade escolar para o incentivo da doação de sangue. No texto da matéria, as realizações das ações estão previstas para serem efetivadas com a colaboração da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, além da colaboração de profissionais da área de saúde, especialistas, entidades públicas e privadas.

De acordo com o Governo do Brasil, a cada bolsa de sangue doada, ou seja, 450ml de sangue, quatro vidas podem ser salvas. A Secretaria de Saúde de Pernambuco explica que, devido à pandemia da covid-19, o Ministério da Saúde faz algumas recomendações para doação: esperar 30 dias após a cura dos sintomas gripais para a doação de sangue; também esperar 30 dias para quem teve chikungunya, dengue ou zika após a cura total dos sintomas; caso tenha ingerido bebida alcoólica, esperar o prazo de 12 horas após a ingestão, dentre outras recomendações. 

Serviço - Com a pandemia se fez necessário o agendamento para a doação nos hemocentros para evitar aglomeração. No Recife, o agendamento no Hemope pode ser feito pelo número 0800.081.1535, e para ligações interestaduais, (81) 3182.4630.

Em 13.07.21