Câmara concede voto de aplauso a Sidney Rocha, doutor honoris causa

Uma honraria concedida àqueles que, mesmo sem integrar a universidade, contribuíram para o avanço do conhecimento humano. É essa a função do título de doutor honoris causa que o editor, escritor e educador Sidney Rocha passa a ostentar, por iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Câmara do Recife, o fato foi celebrado com a aprovação, nesta segunda-feira (5) de um voto de aplauso solicitado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).

O voto foi discutido durante a reunião Ordinária remota desta manhã. Já a aprovação do título de doutor honoris causa foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE em 16 de junho.

Na reunião da Câmara, Cida Pedrosa destacou que o homenageado possui um reconhecimento literário consolidado. “Sidney Rocha é cearense de Juazeiro do Norte e veio estudar no Recife, como muitos jovens, e logo começou uma militância literária e política. Ele é um dos escritores mais premiados do Brasil. Ganhou o Prêmio Jabuti de contos. Por sua obra, ganhou no ano passado o Prêmio Guerra Junqueiro, um dos maiores prêmios em língua portuguesa”.

Pedrosa acrescentou que a escolha de Sidney Rocha para receber o título de doutor se deu por um trabalho que vai além da escrita de livros. “A honraria do doutorado honoris causa é dada a poucas pessoas. O motivo pelo qual ele recebeu essa honraria é porque, além de ter uma obra, ele é um grande militante da leitura e da inclusão da literatura como um direito. Hoje, é o presidente editorial da Companhia Editora de Pernambuco. É um homem ligado não só ao fazer literário, como também à distribuição do saber”.

Em 05.07.2021